6ªCia/1ºBBM e FRAPORT capacitam Bombeiros de Aeroporto como Chefe de Equipe

9 de setembro de 2020 - 10:29 # # # # #

Bombeiros Militares da 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (6ªCia/1ºBBM) concluem o Curso de Especialização para Bombeiro de Aeródromo Chefe de Equipe (CBA-CE), sendo o 1º Curso a ser ministrado no Brasil e foi ministrado pela Organização de Ensino do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (OE-SESCINC) da FRAPORT Brasil. Na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

O curso se realizou no período de 31 de agosto a 02 de setembro, onde participaram 16 (dezesseis) alunos, sendo 15 (quinze) bombeiros militares, 07 (sete) Oficiais e 08 (oito) Subtenentes, do efetivo da 6ªCia/1ºBBM – Aeródromo, além da Sra. Fernanda Helena, Supervisora de Bombeiros no Aeroporto de Porto Alegre.

O CBA-CE passou a ser exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por meio de seu RBAC nº 153/2019, para os bombeiros que cumprem escala de Chefe de Equipe dentro das Seções de Bombeiros nos Aeroportos. O curso foi voltado ao desenvolvimento das competências de liderança e atribuições dos Chefes de Equipe em um cenário de emergências aeronáuticas e não-aeronáuticas e contou com aulas expositivas, dinâmicas de grupo e práticas, além das avaliações teórica e prática.

Durante todo o curso os alunos foram avaliados constantemente, por meio das atividades desenvolvidas em sala de aula e nas práticas. Os avaliadores da ANAC, Luciano e Jaqueline, também se fizeram presentes desde o primeiro dia de atividades para auditar o conteúdo e dinâmica do curso.

No encerramento, o 1º Tenente QOABM José Cláudio de Almeida Silva, em nome da turma, agradeceu a FRAPORT pela realização do curso e acrescentou “Esse curso, ora finalizado, é de suma importância para que cada participante, aqui presente, possa desempenhar a função de Chefe de Equipe de Serviço em qualquer Seção de Bombeiros de aeroportos, primando pela excelência no atendimento às ocorrências”, também pontuou o excelente trabalho realizado pelos  Instrutores Roberto Pereira e Diórgenes Peixoto, ambos da FRAPORT, agradeceu o oficial que concluiu o curso.