CBMCE e órgãos ambientais articulam prevenção contra incêndio em vegetação, em Sobral

18 de agosto de 2020 - 16:08 # # # # #

Na manhã desta terça – feira (18), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) representado pela 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), participou de reunião para a elaboração de diretrizes e ações a serem desenvolvidas na Cidade de Sobral, com o intuito de prevenir ocorrências de incêndio em vegetação e em lixo.

A reunião ocorreu na sede da Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Sobral – AMA, contando com a participação de representantes da Secretaria de Serviços Públicos  (SESEP) e Batalhão da Polícia Ambiental (BPMA), pertencente à Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE).

A 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, foi representada por seu Comandante Adjunto, MAJ Mardens, explanou sobre as estatísticas envolvendo esse tipo de incêndio, (até o dia 17 de Agosto, já foram debelados 138 incêndios em vegetação ou lixo na Região Norte do Estado), as ações de prevenção desenvolvidas pela Corporação em toda a Região Norte e a necessidade de realização de ações nas áreas de proteção ambiental, como a Região da Serra da Andorinha, onde ocorrem anualmente, incêndios de grandes proporções.

O Diretor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da AMA, Tiago Silva Bezerra, ressaltou a importância de reuniões envolvendo os órgãos competentes para fortalecer as medidas de prevenção, bem como a elaboração de um plano semanal de fiscalização.

Ao final da reunião, ficou decidido que:

1 – Serão realizadas fiscalizações semanais em locais onde há recorrência de focos de incêndio, os quais serão identificados através de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas – INPE. Estas fiscalizações acontecerão às segundas-feiras, envolvendo o Corpo de Bombeiros, AMA e PM (BPMA). Ficou instituido, a partir do dia 14 de Setembro, a Segunda – feira da Prevenção.

2 – Serão confeccionados abafadores por meio de parceria entre Corpo de Bombeiros e AMA, para serem doados a agricultores e equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP). Na próxima reunião, agendada para o dia 01 de setembro, será deliberada a forma de confecção destes equipamentos;

3 – Será realizado, no dia 03 de Setembro, um treinamento com as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), havendo uma explanação por parte do CBMCE, sobre a prevenção e o combate a incêndios em vegetação e lixo, bem como da CPMA, o qual informará sobre a legislação e sanções penais cabíveis aos responsáveis por atear fogo.

4 – Por fim, ficou decidido que a partir do dia 09 de Setembro, serão acentuadas as ações de prevenção na Áreas de Proteção Ambiental do Município de Sobral (APA da Serra do Rosário, Pedra da Andorinha, Boqueirão e Olho d’água do Pajé).