1ªCia/3ºBBM e Comando de Engenharia realizam Simulado de Emergência na UPA, em Sobral

17 de janeiro de 2020 - 17:46 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do efetivo da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/3ºBBM), quartel sediado em Sobral, realizou na manhã desta Sexta-feira, 17 de janeiro do corrente ano, um simulado de atendimento a emergência na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, situada na cidade de Sobral. Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

Após ser emitido o alarme de incêndio, a equipe de brigadistas da UPA de Sobral, iniciou o combate ao foco de incêndio existente. Foram acionadas as Guarnições de Combate à Incêndio, de Busca e Salvamento, e, do Resgate da 1ª Cia/3º BBM, que fizeram o deslocamento do Quartel ao local da atividade, sendo avaliado o tempo resposta.

Ao chegar ao local a Guarnição de Combate a Incêndio utilizou o hidrante de recalque da edificação hospitalar, avaliou os sistemas preventivos instalados e fez uma vistoria para confirmar se ainda havia focos de incêndio.

Foram previstas duas vítimas no exercício: uma delas retirada pela Brigada de Incêndio e a outra pelas Guarnições de Busca e Salvamento com apoio do Resgate.

Para o Tenente-Coronel Roberto Morais, Comandante da 1ªCia/3ºBBM, “os simulados de preparação para os desastres se caracterizam como exercícios práticos que implicam na mobilização de recursos e pessoas para avaliar, em tempo real, o processo de remoção de pessoas de áreas com risco de desastres. Objetiva, entre outros aspectos, avaliar as ações realizadas, os recursos empreendidos e promover a capacitação e treinamento das equipes para enfrentar adequadamente uma situação de emergência”.