Forças de Segurança realizam simulado de emergência em Shopping

30 de outubro de 2023 - 07:19 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Fotografias: Cabo Gilseppe Bonazi

Forças de Segurança realizam simulado de emergência em Shopping

Forças de Segurança realizam simulado de emergência em Shopping de Fortaleza, no bairro Jóquei Clube. AIS 6.

De acordo com as diretrizes estabelecidas na NOTA DE INSTRUÇÃO n° 4/2023 – 5ªCIA|1°BBM, publicada no BOLETIM DO COMANDO GERAL N° 200 de 25/10/2023. A CIOPS acionou uma viatura de combate a incêndio e uma ambulância de resgate como primeira resposta, além do Coordenador de Operações.

Contudo, o simulado de emergência informou: A situação hipotética, tratava-se de cárcere privado com lesão à bala. Dois indivíduos teriam adentrado ao shopping, armados por arma de fogo, e feito refém diversos funcionários. Analisando a situação, e prevendo que os indivíduos ateariam fogo no estabelecimento, armamos uma linha direta com utilização do sistema preventivo do próprio estabelecimento, pois supostamente já havíamos conectado o sistema de nossa viatura no hidrante de recalque, aguardando apenas o momento da intervenção para pressurizar a canalização produzindo resultado final água.

Ainda assim, abrigamos a equipe em local seguro, e passamos a aguardar a chegada do BOPE para iniciar a negociação com os indivíduos, na tentativa de liberação de todos os reféns e prisão dos indivíduos acusados. Iniciadas as negociações através das equipes comandadas pelo major PM Paulo Cezar, foi liberado pelos indivíduos uma vítima que havia sido alvejada a bala pelos meliantes (situação simulada de lesão), sendo a remoção da vítima feita pela equipe da alfa 02, seguindo todos os protocolos de segurança que o caso fictício deveria alcançar.

A situação hipotética, findou com a liberação dos reféns e prisão de dois indivíduos que praticaram os delitos, cabendo a nossa equipe a avaliação final e constatação de que o ambiente permanecia seguro, sem risco de incêndio ou explosão. Vale ressaltar, que todo o exposto nesse relatório, tratou -se apenas de um simulado para avaliação das condições do atendimento emergencial, ou seja, situação hipotética de atendimento das inúmeras situações de risco (urgência e/ou emergência) apresentadas em todo o contexto.

Participaram do simulado, equipes do BOPE comandadas pelo interventor major PM Paulo Cézar, Subcomandante da 5ªCIA1°BBM, capitão BM Soares, Coordenador de Operações, capitão BM Assis, ABTS-09, comandado pelo 1° tenente BM Robson, RESG46, com os socorristas subtenente BM Wandemberg e subtenente BM Fernando, e as equipes de brigada de incêndio e Bombeiro Civil do North Shopping Jóquei, coordenadas pelo Técnico de Segurança Albuquerque. Finalizamos o evento com um the briefing com análise de toda ocorrência.