2ªCIA/ 4°BBM debela grande incêndio em vegetação em Limoeiro do Norte

12 de outubro de 2019 - 21:43

Na manhã deste sábado, 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará por meio da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (2ªCia/4ºBBM), quartel sediado na cidade de Limoeiro do Norte foi acionado por populares, informando um incêndio às margens da BR 116, próximo à localidade do Espinho e se estendeu até a comunidade do Córrego do Feijão. De imediato foram acionadas duas viaturas de Combate à Incêndio, considerando o grande número de ligações para o telefone 193. Na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

A primeira guarnição chegou ao local poucos minutos após a primeira chamada e imediatamente se dirigindo ao foco principal do incêndio; enquanto a outra viatura passou a fazer uma varredura nas demais áreas, onde era possível visualizar outros focos de incêndio. Sob o comando do Subtenente Élder,  após reconhecimento do local, fez o contato com o Comandante do Corpo de Bombeiros em Limoeiro do Norte, o Major Alexandre da Silva Júnior e seu Comandante-Adjunto, o Capitão Abelardo e a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS).

Enquanto as guarnições combatiam incansavelmente os gigantescos focos de incêndio, que podiam ser visto das cidades vizinhas, chegou ao local o grande aparato de viaturas das cidades de Quixeramobim, máquinas como pás mecânicas de empresas locais e do município, carros pipas e até uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações de Aéreas (CIOPAER) foram mobilizadas  pelo Coronel Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Luis Eduardo Soares de Holanda.

As ações foram coordenadas pelo Tenente-Coronel Anderson Viana, Comandante dos Bombeiros do Interior (CBI) e pelo Major Alexandre da Silva Júnior, Comandante da 2ªCia/4ºBBM, que realizaram por meio da CIOPAER um sobrevoo na área do incêndio.

Considerando a intensidade do incêndio, crianças e idosos precisaram ser retirados de suas casas preventivamente e foram orientados a procurar uma área segura, devido a grande quantidade de fumaça desprendida no local. Autoridades e representantes da Defesa Civil municipal se fizeram presentes no local e trabalharam em conjunto com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), somando esforços com ambulâncias do município e do Corpo de Bombeiros, realizando o transporte de pessoas que inalaram fumaça.

O combate ao incêndio e a evacuação dos residentes da comunidade foi um sucesso, pois nenhuma residencia da comunidade foi atingida pelas chamas, bem como, seus residentes foram evacuados de maneira ordenada e preventiva para pronto atendimento e destinados a locais seguros longe da área atingida.

A guarnição permanece no local realizando o rescaldo, sendo composta pelo 2º Tenente Pinheiro, Subtenente Élder, Subtenente Costa Júnior, Sargento Marceliano, Cabo Freitas, Cabo Ricardo e Soldado Laécio. Importante ressaltar que uma guarnição extra de voluntários formada por bombeiros militares também somou esforços nessa missão, Subtenente Marcos, Cabo Gonçalves e Soldado Augusto.

Conforme o Tenente-Coronel Anderson Viana, Comandante dos Bombeiros do Interior (CBI), “Incêndio é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação ou estrutura, podendo ser provocado pelo homem ou por causa natural”, enquanto que: “rescaldo é o conjunto de operações necessárias para completar a extinção do fogo, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança”. Ressaltou o Major Alexandre da Silva Júnior, comandante da 2ªCia/4ºBBM.

Bombeiros dão dicas de como prevenir queimadas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) considerando que o Estado do Ceará localiza-se no semiárido, com baixas precipitações (chuvas), principalmente no período do 2º semestre, tornando mais propicias as queimadas na vegetação.

As queimadas são uma grande questão ambiental e a prevenção é essencial para que o meio ambiente seja preservado.

Sobre o tema sugerimos algumas atitudes para evitar que essas queimadas ocorram ou mesmo se propaguem:

Nunca jogar resto de cigarro ainda acesso, por menor que seja, em locais onde haja vegetação, menos ainda se esta vegetação estiver seca;

Para as pessoas que viajam bastante evitar jogar lixo pela janela do carro é essencial para que as queimadas sejam evitadas, pois esse lixo jogado poderá servir de alimento para o fogo;

Em caso de acampamentos a fogueira precisa ser feita em locais onde não haja vegetação, principalmente seca ou a faça bem perto de um rio, observando o sentido do vento para que as centelhas desse fogo ou fumaça possam iniciar um incêndio florestal;

Nunca se deve soltar balão, em hipótese alguma, pois estes também são um dos maiores causadores de queimadas e por isso não soltá-los é uma maneira de evitá-las;

Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

Próximo às estradas e torres de transmissão o ideal é providenciar uma aceiro (Limpeza de um terreno em volta de propriedades, matas e coivaras, para impedir propagação de incêndios) nas proximidades, de modo a evitar, em caso de incêndio, que este se alastre.

No Estado do Ceará, a grande maioria dos incêndios em vegetação é por ação humana, onde destes, 69,1% dos incêndios florestais são causados por incendiários, ou seja, intenção de queimar, conforme BATISTA, A.C. e NUNES, J.R.S. (Eds.). Incêndios florestais no Brasil: estado da arte. Curitiba, 2009. Lembrando que incêndio florestal é um crime ambiental tipificado no Código Florestal.