Água e óleo quente: a mistura que pode gerar uma explosão

18 de fevereiro de 2024 - 10:52 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | CBMCE

Jamais jogue água em óleo quente! Essa ação, que pode parecer intuitiva para apagar um incêndio, é extremamente perigosa e pode gerar uma explosão com graves consequências.

Entenda o porquê:

O óleo, quando aquecido a altas temperaturas, torna-se inflamável. A água, ao entrar em contato com o óleo quente, evapora instantaneamente, gerando vapor de água. Esse vapor se expande rapidamente, misturando-se com o ar e o oxigênio presente no ambiente. Essa mistura, ao entrar em contato com o fogo, pode inflamar e provocar uma explosão.

Como agir em caso de incêndio em óleo:

1. Desligue o gás:

A primeira medida é desligar o registro do fogão e o do botijão de gás. Isso interrompe o fornecimento de calor e evita o agravamento do incêndio.

2. Abafe o fogo:

Utilize um pano úmido e bem torcido para cobrir a panela. O pano irá abafar o fogo, reduzindo o oxigênio disponível e, consequentemente, as chamas.

3. Utilize a tampa da panela:

Se possível, coloque a tampa da panela sobre o pano. Isso reforçará o abafamento e ajudará a controlar o fogo.

4. Espere a panela esfriar:

É fundamental esperar a panela esfriar completamente antes de remover o pano ou a tampa. Caso contrário, o fogo pode voltar a se acender.

5. Ligue para o Corpo de Bombeiros:

Se o fogo se alastrar ou se você não se sentir seguro para combatê-lo, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A equipe especializada irá avaliar a situação e tomar as medidas necessárias para apagar o incêndio com segurança.

Prevenção é fundamental

Evite distrações enquanto cozinha. Mantenha um extintor de incêndio em local acessível na cozinha. Nunca deixe crianças sozinhas na cozinha.

Lembre-se: agir com segurança e conhecimento pode evitar acidentes graves e preservar vidas.