Vela acesa durante queda de energia causa danos materiais

11 de fevereiro de 2024 - 10:37 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar – Jacarecanga

Na noite deste sábado, 10 de fevereiro de 2024, um incêndio ocorreu em uma residência na Travessa Maria Alice, no bairro Pici, em Fortaleza. Na Área Integrada de Segurança 6 da Capital.

A princípio, se encontravam na casa, no momento do incêndio, uma mulher e uma criança, que pegou fogo devido a uma vela acesa durante uma queda de energia.

Contudo, o 2º tenente Antônio Rozimar Silva Martins, “ao chegarmos no local, constatamos que o incêndio já havia sido controlado com a ajuda de populares”, informou o comandante do socorro.

Ainda assim, a Ciops acionou os bombeiros militares por volta de 21h59.

A proprietária da casa informou que as chamas atingiram vários itens, incluindo uma geladeira, um fogão, vários armários e roupas.

Vela acesa durante queda de energia causa danos materiais

Prevenção

O incidente serve como um lembrete dos perigos de acender velas durante quedas de energia. Caso seja imprescindível acender a vela, observe estas sugestões:

Localização: Coloque as velas em um ambiente bem ventilado e longe de produtos inflamáveis como cortinas, tapetes, ou qualquer aparelho elétrico. Mantenha uma distância de pelo menos 90 cm entre a chama da vela e a superfície acima dela.

Suporte: Use um suporte não inflamável, feito especificamente para o estilo da vela que será utilizada. O suporte deve ser grande o suficiente para coletar a cera derretida.

Correntes de ar: Evite colocar a vela embaixo de uma janela aberta ou em lugares com corrente de ar.

Crianças e animais: Mantenha a vela fora do alcance de crianças ou animais.

Supervisão: Nunca deixe uma vela acesa sem supervisão.

Instruções do fabricante: Siga sempre as recomendações do fabricante com relação aos suportes adequados, o tempo pelo qual a vela permanecerá acesa e como apagá-la.

Lembre-se, a segurança deve ser sempre a prioridade ao usar velas em casa.