31 de janeiro de 2024 - 09:23 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar – Horizonte

No dia 23 de janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Horizonte promoveu um treinamento completo sobre operações em estádios de futebol. A iniciativa, liderada pelo Tenente-Coronel Marcos Gomes, Comandante da 2ª CIA/2º BBM, visou preparar profissionais para lidar com situações de emergência em praças esportivas.

Manhã teórica e tarde prática:

A primeira parte do treinamento focou em conhecimentos teóricos. Legislações, normas técnicas, conceitos arquitetônicos e construtivos de estádios, e exigências de proteção contra incêndio e pânico foram abordados em detalhes. Um Procedimento Operacional Padrão (POP) específico para estádios de futebol também foi apresentado e discutido, servindo como guia para atuação dos bombeiros em cenários emergenciais.

Treinamento em estádio de futebol garante segurança em eventos esportivos

Simulações e testes de equipamentos:

Na parte prática, realizada no Estádio Domingão, os participantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos. Simulações, inspeções e testes de equipamentos, desde extintores até equipamentos de resgate, foram realizados com o apoio da brigada de incêndio do estádio. A integração entre bombeiros, brigadistas e alunos do Projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV) foi fundamental para o sucesso da atividade.

Integração e colaboração:

A participação do Secretário de Esportes do município, Senhor Chelo Rocha, reforçou a importância da colaboração entre as equipes de bombeiros e a administração do estádio para garantir a segurança dos frequentadores. O treinamento evidenciou o compromisso das autoridades locais em promover ações eficazes de prevenção e proteção da comunidade.

Treinamento em estádio de futebol garante segurança em eventos esportivos

Por fim, o treinamento em estádio de futebol foi um sucesso, combinando teoria e prática de forma eficaz. A integração entre os diversos agentes envolvidos e a aplicação de conhecimentos técnicos e simulações realistas garantem maior segurança para eventos esportivos em Horizonte.