Heroína do Dia: Ex-aluna do JBV Salva o Dia em Incidente com GLP!

26 de janeiro de 2024 - 17:56 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH)

A princípio, por volta das 9h45 da manhã desta quinta-feira, 25 de janeiro, na Rua São Jorge, na Barra do Ceará, AIS 8, um incêndio em gás de cozinha quase virou tragédia, mas uma ex-aluna JBV-CTDH (2018), estava lá para salvar o dia! ‍

Populares informaram a Ciops que “um botijão de gás explodiu, causando um incêndio na cozinha”.

Contudo, sem pensar duas vezes, Aninha, como gosta de ser chamada, pegou um cabo de vassoura e meteu o pé na brasa! Ela retirou o botijão em chamas e o jogou na rua, evitando que o fogo se alastrasse e sem se machucar.

Em resumo, quando os bombeiros militares chegaram, além do rescaldo, coube parabenizar a Aninha pela sua bravura!

Moral da história: Treinamento e educação salvam vidas!

Heroína do Dia: Ex-aluna do JBV Salva o Dia em Incidente com GLP!

Como veem na fotografia, o botijão não explodiu, o registro quebrou e o plugue fusível derreteu, liberando mais gás, aumentando o incêndio.

Um pouco mais sobre o JBV

Primeiramente, a iniciativa Jovem Brigadista de Valor (JBV) é um programa voltado para a formação de crianças e adolescentes de 14 a 17 anos, de ambos os sexos, baseado em valores como civismo, ética, respeito à diversidade e preservação do meio ambiente. Ele visa capacitar esses jovens para prestarem primeiros socorros, acionarem ajuda em situações de emergências, como acidentes e incêndios, além de incentivar o trabalho voluntário na comunidade e promover a cultura da prevenção de acidentes.

Em síntese, desde sua fundação em 2002, sob o comando do coronel Duarte Frota, o JBV cresceu significativamente, contando hoje com 5.880 brigadistas em 162 núcleos, distribuídos em Fortaleza, na região metropolitana e no interior do Estado do Ceará. Os participantes passam por um curso anual de 264 horas/aula, abordando temas como atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, combate a incêndios, ética, cidadania e outras atividades sociais e educativas.

Em conclusão, os brigadistas recebem treinamento por meio de encontros semanais, nos quais eles aprendem sobre uma variedade de temas, tais como educação no trânsito, prevenção ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde. Esse processo visa formar cidadãos conscientes e comprometidos com a segurança da sociedade cearense.