6 de março de 2024 - 13:59 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Programa Jovem Brigadista de Valor | CTDH

Na tarde de 29 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou uma cerimônia de formatura para 83 novos brigadistas. Dentre os formandos, 19 são de Fortaleza, 21 da Jurema e 43 do Metrópole, ambos em Caucaia. A cerimônia ocorreu no Ginásio da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar e contou com a presença de familiares, amigos e autoridades do CBMCE. Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza.

Segundo o capitão Waldomiro Loreto, “os novos brigadistas participaram de um curso com duração de 11 meses e carga horária de 264 horas. Durante o curso, eles aprenderam sobre atendimento pré-hospitalar, noções de combate a incêndio, ética e cidadania, e noções de defesa civil, entre outros. Além disso, participaram de treinamentos práticos, incluindo salvamento aquático e combate a incêndio”, informou o coordenador dos núcleos.

CBMCE realiza formatura de conclusão do JBV de núcleos de Fortaleza e Caucaia

O programa JBV, do CBMCE por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), tem como objetivo formar jovens brigadistas para atuar na prevenção de acidentes e desastres. O curso é oferecido gratuitamente aos jovens de 14 a 18 anos. Atualmente, o JBV atende a mais de 5.800 brigadistas em 162 núcleos no Ceará.

A formatura foi marcada por homenagens, o juramento, demonstração de APH e combate a incêndio, além do tradicional batismo. Ainda está prevista uma “aula da saudade” para celebrar o fim do curso e a formação dos novos brigadistas.

Em suma, a formatura desses novos brigadistas representa um importante passo para a segurança e a prevenção de acidentes e desastres no Ceará. Eles estão prontos para cumprir o lema do CBMCE: “Vidas alheias e riquezas salvar!”.

rodapé