23 de fevereiro de 2024 - 11:15 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Companhia de Busca com Cães | BBS

A princípio, nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, a 1ª Companhia de Busca com Cães do Batalhão de Busca e Salvamento (CBCães|BBS) teve a honra de receber quatro núcleos do programa Jovem Brigadista de Valor (JBV) da cidade de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

Conforme o capitão Eliomar Cordeiro Alves, “os alunos do projeto passaram o dia conosco, imersos em instruções sobre o serviço de cães de resgate”, informou o comandante da Companhia de Busca com Cães.

Como também, ao longo da visita, “eles tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da unidade, auxiliaram na formação dos nossos filhotes promissores e desempenharam um papel crucial como vítimas nos treinamentos dos nossos cães adultos”, detalhou o capitão.

Além disso, “não faltaram momentos de carinho e afeto entre esses verdadeiros heróis de quatro patas e os alunos do JBV”, concluiu.

Companhia de Busca com Cães recebe visita do JBV

Programa Jovem Brigadista de Valor (JBV)

Primeiramente, o JBV iniciou em 2003, sob o comando do coronel Duarte Frota, e desde então desempenha um papel fundamental na formação desses jovens comprometidos com a segurança e o bem-estar da comunidade. O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) que coordena os projetos sociais da corporação, entre eles o JBV que fortalece nossa missão de salvar vidas.

Como também, o Programa Jovem Brigadista de Valor (JBV) tem uma nobre missão: contribuir para a formação de crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 14 e 17 anos. Inspirado por valores de civismo e cidadania, o JBV promove ética, respeito à pluralidade cultural e a valorização e preservação do meio ambiente.

Ainda assim, os jovens participantes são capacitados em diversas áreas, incluindo atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento, combate a incêndio, ordem unida, defesa civil, ética e cidadania. Além disso, eles se envolvem em atividades sociais, educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.

Contudo, o curso anual de 264 horas/aula se ministra em dois encontros semanais. Os brigadistas aprendem a dar o primeiro atendimento, acionar o socorro adequado para o local do sinistro e prestar atendimento inicial em emergências pré-hospitalares. O JBV estimula que seus alunos promovam e participem de trabalho voluntário em suas comunidades e a zelar pela prevenção de acidentes no lar, fortalecendo uma cultura prevencionista na sociedade cearense.

Em resumo, atualmente, o programa atende 5.197 brigadistas em 156 núcleos, distribuídos em Fortaleza, região metropolitana e interior do Estado do Ceará.