Incêndio de residência mobiliza bombeiros militares de Quixeramobim

8 de janeiro de 2024 - 21:12 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Comando de Bombeiros do Interior – Quixeramobim

Incêndio de residência mobiliza bombeiros militares de Quixeramobim, na Rua Antônio Bezerra, no bairro Salviano Carlos, AIS 20.

A princípio, a Ciops acionou os bombeiros militares por volta das 14h35 desta tarde de segunda-feira (08). Imediatamente, os bombeiros se deslocaram até o local e iniciaram o combate. Não houve vítima.

Segundo o 3º sargento ROMENIO de Castro Moura, “o incêndio ocorreu na cozinha da residência. A proprietária não soube informar o que houve”, informou o comandante do socorro.

Ainda assim, a guarnição utilizou 1000 litros de água para o combate e o rescaldo. Como também, as chamas atingiram uma TV de 40 polegadas, uma batedeira industrial, uma geladeira, um ventilador, um freezer horizontal, um expositor de frios,  um forno industrial , uma bicicleta, 30 panelas diversas, um fogão de 6 bocas.

Contudo, o deslocamento rápido, o combate efetivo evitou que as chamas se alastrassem para outros cômodos da casa sinistrada. Em resumo, a proprietária trabalha na residência, fazendo bolos e salgados. Porém, segundo esta, no momento do incêndio não fazia uso de fogo.

Incêndio de residência mobiliza bombeiros militares de Quixeramobim

Por fim, atuaram na ocorrência, o 3º sargento Romenio, o cabo Frota e os soldados Wifred e Allan.

Balanço

Em 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 1339 incêndios de residências. Em relação a 2022, representa um aumento de 13,09%.

Neste sentido, os números de 2023 superam 2022 (1079), 2021 (1020), 2020 (1040) e 2019 (935).

Prevenção

Incêndios em residências são uma das principais causas de mortes e perdas materiais no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), a maioria desses incêndios é provocada por curtos-circuitos, causados principalmente por aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, carregadores de celular, má utilização de tês e extensões, vazamentos de gás de cozinha, panelas esquecidas ao fogo e velas acesas.

Para prevenir incêndios em residências, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) orienta que sejam tomadas as seguintes medidas:

Manutenção da rede elétrica a cada cinco anos: essa medida é importante para identificar e corrigir possíveis problemas que possam causar curtos-circuitos.

Evite ligar vários aparelhos no mesmo ponto de tomada: essa prática pode sobrecarregar a rede elétrica e causar curtos-circuitos.

Não apoie o celular sobre sofá, cama, colchão ou travesseiros ao carregá-lo: o calor gerado pelo carregamento pode causar um incêndio.

Retirar o carregador da tomada quando terminar de carregar o celular: essa medida evita o superaquecimento do carregador e, consequentemente, um incêndio.

Desligar o registro do gás de cozinha (GLP) e todos os equipamentos elétricos ao sair de casa: essa medida evita que um incêndio se inicie por descuido.

Fechar as portas e janelas de todos os cômodos: essa medida dificulta a propagação do fogo.

A prevenção é a melhor forma de evitar incêndios em residências. Seguindo essas orientações, você pode ajudar a proteger sua casa e sua família.