29 de janeiro de 2024 - 12:38 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Comando de Bombeiros do Interior – Protetor da Mata Branca

Projeto Protetor da Mata Branca: capacitação para prevenir incêndios florestais

Corpo de Bombeiros capacita agricultores pelo projeto Protetor da Mata Branca, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

A princípio, o projeto Protetor da Mata Branca, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, tem como principal objetivo capacitar agricultores e moradores rurais para prevenir e combater incêndios florestais. Ou seja, com o uso adequado de ferramentas e equipamentos de segurança, a identificação de riscos e a adoção de medidas preventivas. Assim, em 2023, 211 agricultores foram formados pelo projeto Protetor da Mata Branca em Santa Quitéria e quatro assentamentos nas áreas rurais em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Quitéria – Imasq.

Contudo, a parceria continua em 2024 entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura Municipal de Santa Quitéria.

As aulas ministradas abordaram diversas técnicas e estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais. A iniciativa é crucial para preservar a biodiversidade, a qualidade de vida das comunidades rurais e reduzir os impactos ambientais causados pelos incêndios.

A certificação

Nesse sentido, os agricultores capacitados receberam seus certificados. A solenidade contou com a presença de autoridades locais e estaduais, incluindo o Tenente-Coronel Gledson Rodrigues, comandante do Comando de Bombeiro do Interior, e do capitão Aguiar, comandante do Posto Avançado de Ipueiras e do 1º tenente André Luiz, instrutor do Mata Branca.

O Projeto Protetor da Mata Branca

Em síntese, o Projeto Social Protetor da Mata Branca busca combater os incêndios florestais que ocorrem anualmente, especialmente no segundo semestre, no interior do Estado do Ceará. Esses incêndios têm causado um impacto ambiental significativo, destruindo a fauna e a flora locais, além de afetar severamente as propriedades rurais.

Apesar da mobilização do Corpo de Bombeiros Militar, que emprega um grande efetivo, viaturas e equipamentos no combate direto aos incêndios, os desafios são enormes. A extensão dos sinistros e a difícil acessibilidade aos locais mais distantes, aliados às condições de trafegabilidade no terreno, dificultam a mobilidade e a prontidão das equipes de combate aos incêndios florestais.

Por fim, estes agricultores capacitados se tornam aliados importantes na proteção e combate de incêndios florestais.