Bombeiros Militares salvam bebê engasgado em Canindé

31 de março de 2024 - 08:35

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Bombeiros Militares salvam bebê engasgado em Canindé

2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar | 2ªCia/3ºBBM

Quartel de Canindé

Na tarde da última sexta-feira (29), a guarnição do Corpo de Bombeiros de Canindé vivenciou um momento de extrema tensão e sensibilidade. Um casal aflito chegou ao quartel com seu filho de apenas um mês e 10 dias engasgado. O bebê estava inconsciente, cianótico, pouca oxigenação do sangue, apresentando coloração azulada, sem pulso radial e sem respiração.

Imediatamente, o soldado R. Santos, com técnica e cuidado, iniciou a manobra de Heinrich para o bebê, que ajudou a desobstruir as vias aéreas. Após a repetição da manobra, algumas secreções foram expelidas, sangue e outros líquidos, que obstruíam a respiração do bebê.

Contudo, diante da situação crítica, os bombeiros militares, com uma mulher que presenciou o desespero dos pais e os levou ao quartel, entraram na viatura e transportaram o bebê para o Hospital Maternidade São Francisco, em Canindé.

Ainda assim, em uma corrida contra o tempo, os bombeiros continuaram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar durante o trajeto. A recompensa por seus esforços: o choro do bebê, sinal de que as vias aéreas estavam desobstruídas e seu quadro clínico melhorava, veio já próximo ao Hospital.

Em resumo, no hospital, a equipe médica deu sequência ao atendimento e estabilizou o bebê com aspiração de líquidos e oxigenioterapia. Por prevenção, após estabilização, o bebê foi transferido para um hospital especializado em Fortaleza, onde segue internado, mas já amamentando na mãe, se recuperando, segue em avaliação e monitoramento intrahospitalar.

Por fim, atuaram na ocorrência os subtenentes Genivan e Viana, o sargento Roosevelt, o cabo Lavor e o soldado R. Santos.

rodapé