Detran, Bombeiros, PRE e PRF realizam ação conjunta alusiva à nova campanha nacional de segurança no trânsito

3 de janeiro de 2024 - 15:39 # # # #

Assessoria de Comunicação do DETRAN, Bombeiros, PRE, PRF

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realizou, nesta quarta-feira (3), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma ação educativa alusiva à nova campanha nacional para promover a segurança no trânsito, que tem como tema a frase “Paz no trânsito começa por você!”.

Os trabalhos aconteceram na Praça das Flores, no bairro Aldeota, em Fortaleza, onde houve uma blitz educativa, para condutores que circulavam pela avenida Desembargador Moreira, e realização de oficinas com óculos que simulam a ingestão de bebida alcoólica e noções sobre primeiros socorros, além de orientações para baixar o game educativo ‘Trânsito legal’, do Detran-CE, vencedor do Prêmio Senatran 2023.

Na ocasião, condutores e pedestres receberam materiais educativos sobre a campanha, que tem o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância da segurança viária. “Começamos o ano de 2024 com a missão de levar essa mensagem ao maior número possível de pessoas. E contar com a parceria e apoio dos demais órgãos é essencial para que possamos chegar a esse objetivo principal, que é a conscientização e a importância sobre a segurança viária”, destaca o diretor de Educação de Trânsito do Detran-CE, Jorge Trindade.

O tenente-coronel Osvaldo Pereira, do Corpo de Bombeiros, ressalta a parceria e destaca a importância de como saber agir em caso de sinistros. “Isso mostra que parcerias como essa, entre os órgãos, reforçam os laços de cooperação em benefício da população cearense, com ações de prevenção e educação para o trânsito. É importante, também, esclarecer ao cidadão, sobre como atuar e evitar o agravamento do estado da vítima, ajudando, assim, no seu atendimento”.

Sobre a Campanha Nacional

A mensagem “Paz no trânsito começa por você!” foi escolhida por meio de enquete popular, via internet, realizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e será utilizada em campanhas educativas de trânsito em 2024, com o objetivo de promover, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro para toda a população.