Corpo de Bombeiros salvou 1.819 pessoas em 2.023

3 de janeiro de 2024 - 08:10 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros salvou 1.819 pessoas em 2.023 de diversas situações de risco, em todo o Estado do Ceará.

Sobretudo, os resgates ocorreram em afogamentos, acidentes de trânsitos, tentativas de suicídios, busca de pessoas com e sem lesões.

Vidas salvas de afogamentos

A princípio, somente nesse final de semana, entre sexta-feira (29) e domingo (31), os Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvaram 27 vidas, sendo um em Caucaia e 26 na Praia do Futuro, em Fortaleza.

Busca e resgate de pessoas com lesão

Primeiramente, essa tipologia se divide em duas, busca e resgate de pessoas com lesão e sem lesão. Somente em 2.023, o Corpo de Bombeiros resgatou nessas tipologias 777 pessoas, sendo 217 com lesão e 560 sem lesão.

Um resgate de pessoa com lesão ocorreu na terça-feira, 18 de julho, o quando o Corpo de Bombeiros resgatou um adolescente de 14 anos de idade que caiu em um buraco com 7 metros de profundidade, em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

Além disso, “o resgate durou cerca de dez minutos, considerando a descida, a imobilização e a retirada da vítima”, disse o subtenente.

Contudo, após o resgate, este seguiu na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará), com escoriações leves, para avaliação intra hospitalar.

Busca e resgate sem lesão

Nesse sentido, os bombeiros militares de Tauá resgataram dois irmãos, de 35 e 51 anos, no serrote Quinamuiú, em Tauá. Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22). Ainda assim, o resgate ocorreu, por volta das 6h40 da manhã do domingo, 16 de julho, sendo concluído com sucesso por volta das 11h27.

Além disso, o local é de difícil acesso, com muitos penhascos e terreno irregular com trilhas inclinadas, com terreno íngreme sem pontos de apoio, pedras soltas e muitos obstáculos ao redor.