Contribuição para prevenção e combate a incêndios em sistemas solares fotovoltaicos

23 de dezembro de 2023 - 08:02 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Palestra: Contribuição para Prevenção e Combate a Incêndios em Sistemas Solares Fotovoltaicos no Estado do Ceará

Iniciativa debate a segurança contra incêndios em sistemas solares fotovoltaicos

A princípio, o Instituto iRede, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e o Professor Lutero Carmo de Lima (UECE), organizaram esta iniciativa para debater a segurança contra incêndios em sistemas solares fotovoltaicos no Ceará.

Prevenção é fundamental

A iniciativa, que ocorreu na última sexta-feira (22), teve como objetivo abordar questões cruciais relacionadas à segurança contra incêndios nesses sistemas. Dentre os temas discutidos, destacaram-se as melhores práticas de prevenção, ações emergenciais, normativas vigentes e avanços tecnológicos aplicáveis ao setor.

Segundo o Professor Lutero Carmo de Lima, a prevenção é fundamental para evitar incêndios em sistemas solares fotovoltaicos. “As principais causas de incêndios nesses sistemas são falhas elétricas, sobrecarga e curto-circuito”, explicou. “Para evitar esses problemas, é importante realizar inspeções regulares, manter os equipamentos em boas condições de uso e adotar procedimentos de instalação e manutenção adequados”, completou.

Ações emergenciais

Como também, em caso de incêndio em um sistema solar fotovoltaico, é importante agir com rapidez e segurança. “As pessoas devem evacuar o local imediatamente e acionar os bombeiros”, destacou o Diretor Regional da ABGD, Merivaldo Britto. “É importante também evitar o contato com os painéis fotovoltaicos, que podem estar energizados mesmo após a interrupção da energia elétrica”, enfatizou.

Normativas vigentes

Bem como, a iniciativa também abordou as normativas vigentes para a segurança contra incêndios em sistemas solares fotovoltaicos. No Brasil, a norma ABNT NBR 16281 estabelece os requisitos de segurança para a instalação e manutenção desses sistemas.

Avanços tecnológicos

Nesse sentido, se abordou avanços tecnológicos aplicáveis à segurança contra incêndios em sistemas solares fotovoltaicos. Um dos destaques foi o uso de detectores de incêndios específicos para esses sistemas, que são capazes de detectar focos de incêndio em estágio inicial.

Por fim, é importante a troca de informações e experiências sobre a segurança contra incêndios em sistemas solares fotovoltaicos. A iniciativa contribuiu para a conscientização sobre a importância da segurança nesses sistemas e para a promoção da adoção de melhores práticas. Onde a Universidade, a sociedade civil, as empresas do setor e o Corpo de Bombeiros puderam fortalecer os laços, sendo este o primeira de muitos outros encontros em busca de preservar vidas e patrimônios.

O encontro ocorreu no Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) e contou com a abertura pelo Comandante Adjunto, Wagner Maia. E, todo o encontro foi transmitido de forma on-line, em sinal aberto, para estudantes, empresas e escritórios regionais do Comando de Engenharia em todo o Estado do Ceará.

ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) representada por seu diretor regional Merivaldo Britto, mestrando em Energia e Meio Ambiente com orientação do Professor Doutor Lutero do Carmo de Lima, contribuiu junto ao Corpo de Bombeiro Militar do Ceará, em parceria com instituto iRede, um encontro de contribuição para discutir a segurança contra Incêndio em sistema solar Fotovoltaico.