6 de dezembro de 2023 - 08:39 # # #

Incêndio de residência em Caucaia mobiliza Corpo de Bombeiros | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Incêndio de residência em Caucaia mobiliza Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros apaga incêndio de residência na Rua João Batista Pessoa, Conjunto São Miguel, Caucaia. AIS 11.

A princípio, a CIOPS acionou os bombeiros militares por volta das 19h05 da noite desta terça-feira, 5 de dezembro de 2023.

Conforme o 2º tenente Manoel Adnilson Sousa de Lima, “o combate e o rescaldo consumiu 7 mil litros de água e não houve vítima”, informou o comandante do socorro.

Como também, por prevenção se acionou apoio do Quartel Central com mais uma viatura de combate a incêndio e um caminhão tanque.

Ainda assim, as chamas atingiram o mobiliário de um quarto, danificando cama, guarda-roupa, tv, roupas, além da fiação elétrica e do telhado que também ficaram comprometidos.

Segundo o proprietário, um curto circuito iniciou o incêndio. Contudo, em inspeção se constatou três velas acessas na residência.

Por fim, atuaram na ocorrência a 5ª Companhia, Conjunto Ceará e a 1ª Companhia, Quartel Central, ambas do 1º Batalhão de Bombeiros Militar.

Balanço

Em resumo, em 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) apagou 1200 incêndios de residências. Ou seja, em relação ao mesmo período de 2022, quando se apagou 1079 incêndios, representa um aumento de 11,21%.

Neste sentido, os número de 2023 superam 2022 (1079), 2021 (1020), 2020 (1040) e 2019 (935).

Prevenção

Inicialmente, e, por prevenção, ao sair de sua residência, desligar o registro do gás de cozinha e o registro do quadro de energia elétrica.

Conforme a Abracopel, a maioria dos incêndios em residência são provocados por curtos-circuitos. Onde, os aparelhos de ar-condicionado e ventiladores são responsáveis pela maior parte deles. Assim como, carregadores de celular, má utilização de tês e extensões, vazamentos de gás de cozinha, panelas esquecidas ao fogo e velas acesas no interior das residências, também são causas bastante frequentes.

Por fim, como medidas de prevenção a esse tipo de incêndios, o Corpo de Bombeiros orienta que: seja feita uma manutenção na rede elétrica pelo menos a cada cinco anos; as pessoas evitem ligar vários aparelhos no mesmo ponto de tomada; ao carregar um celular, nunca apoiá-lo sobre sofá, cama, colchão ou travesseiros e sempre que terminar de carregar, retirar o carregador da tomada; ao sair de casa, desligar o registro do gás de cozinha (GLP) e todos os equipamentos elétricos. Outra atitude bem simples, mas que pode evitar ou dificultar a propagação do fogo, seria fechar as portas e janelas de todos os cômodos.