Corpo de Bombeiros recebe visita de grupo de escoteiros

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros recebe visita de grupo de escoteiros

1ª Companhia do 1º Batalhão – Quartel da Jacarecanga

Corpo de Bombeiros recebe visita de Grupo de Escoteiros Santos Dumont, que funciona no bairro José de Alencar, em Fortaleza. AIS 7.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) proporcionou aos Escotistas instruções de emergência pré-hospitalar e prevenção e combate a incêndio.

A princípio, na manhã deste sábado, 28 de outubro, os escotistas participaram de muitas atividades voltadas para as competências educativas e o cumprimento do Projeto Educativo do Movimento Escoteiros. As atividades foram coordenadas pelo subtenente Haroldo Lima e o subtenente Estelman, tendo como instrutores os subtenentes C. Adriano, subtenente Maciel e soldado Santos além de alunos voluntários do Jovem Brigadista de Valor -(JBV).

A cerimônia de abertura iniciou com o hasteamento do Pavilhão Nacional tendo como comandante o 1º tenente Hugo, conduzindo a bandeira do Brasil soldado Santos e dois alunos do JBV.

escoteiros visitam quartel central

As atividades com instruções de Emergência Pré-Hospitalar e Incêndio Urbano.

Emergência Pré-Hospitalar: Abordagem inicial da vítima, Ressuscitação cardio pulmonar – RCP em adulto, criança e lactente, obstrução das vias aéreas e Oficinas Práticas.

escoteiros visitam quartel central

Incêndio Urbano: Foram apresentados os materiais utilizados pelo CBMCE no combate ao incêndio Urbano, tecnologias utilizadas, uso de EPI e EPR bem como equipar e desequipar. Houve orientações sobre prevenção e combate a incêndio doméstico com o GLP.

escoteiros visitam quartel central

O Chefe Milton em nome de todos os escotistas presentes agradeceram imensamente a recepção e as instruções tão bem passadas com paciência, bom humor e competência por todos os BBMM envolvidos.

O CBMCE através de seus comandantes: Comandante Geral Coronel Barreto e Comandante adjunto Coronel Wagner tem como iniciativas sociais tornar nossa Corporação mais dedicada a fomentar a cultura de prevenção proativa, deixando de ser uma instituição aquartelada para ir regularmente ao encontro da população, por meio de uma série de projetos sociais, a exemplo do Projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV) que foram participantes dessa ação educativa e preventiva com os Escoteiros.

O escotismo

O escotismo (do inglês scouting, que significa busca, exploração) é um movimento educativo para jovens que está presente em mais de 160 países, e possui aproximadamente 28 milhões de membros em todo o mundo, agrupados em diferentes organizações. As diretrizes do escotismo foram dadas pelo livro Escotismo para garotos (1908), do fundador do movimento, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell.

O escotismo é uma filosofia de vida que ensina o respeito pela natureza, a tolerância, a igualdade, o companheirismo, a atividade física e a capacidade de superar adversidades.

“Alienam Vitam Et Bona Salvare”