Corpo de Bombeiros recebe visita de grupo de escoteiros

30 de outubro de 2023 - 10:29 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros recebe visita de grupo de escoteiros

1ª Companhia do 1º Batalhão – Quartel da Jacarecanga

Corpo de Bombeiros recebe visita de Grupo de Escoteiros Santos Dumont, que funciona no bairro José de Alencar, em Fortaleza. AIS 7.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) por meio do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) proporcionou aos Escotistas instruções de emergência pré-hospitalar e prevenção e combate a incêndio.

A princípio, na manhã deste sábado, 28 de outubro, os escotistas participaram de muitas atividades voltadas para as competências educativas e o cumprimento do Projeto Educativo do Movimento Escoteiros. As atividades foram coordenadas pelo subtenente Haroldo Lima e o subtenente Estelman, tendo como instrutores os subtenentes C. Adriano, subtenente Maciel e soldado Santos além de alunos voluntários do Jovem Brigadista de Valor -(JBV).

A cerimônia de abertura iniciou com o hasteamento do Pavilhão Nacional tendo como comandante o 1º tenente Hugo, conduzindo a bandeira do Brasil soldado Santos e dois alunos do JBV.

escoteiros visitam quartel central

As atividades com instruções de Emergência Pré-Hospitalar e Incêndio Urbano.

Emergência Pré-Hospitalar: Abordagem inicial da vítima, Ressuscitação cardio pulmonar – RCP em adulto, criança e lactente, obstrução das vias aéreas e Oficinas Práticas.

escoteiros visitam quartel central

Incêndio Urbano: Foram apresentados os materiais utilizados pelo CBMCE no combate ao incêndio Urbano, tecnologias utilizadas, uso de EPI e EPR bem como equipar e desequipar. Houve orientações sobre prevenção e combate a incêndio doméstico com o GLP.

escoteiros visitam quartel central

O Chefe Milton em nome de todos os escotistas presentes agradeceram imensamente a recepção e as instruções tão bem passadas com paciência, bom humor e competência por todos os BBMM envolvidos.

O CBMCE através de seus comandantes: Comandante Geral Coronel Barreto e Comandante adjunto Coronel Wagner tem como iniciativas sociais tornar nossa Corporação mais dedicada a fomentar a cultura de prevenção proativa, deixando de ser uma instituição aquartelada para ir regularmente ao encontro da população, por meio de uma série de projetos sociais, a exemplo do Projeto Jovem Brigadista de Valor (JBV) que foram participantes dessa ação educativa e preventiva com os Escoteiros.

O escotismo

O escotismo (do inglês scouting, que significa busca, exploração) é um movimento educativo para jovens que está presente em mais de 160 países, e possui aproximadamente 28 milhões de membros em todo o mundo, agrupados em diferentes organizações. As diretrizes do escotismo foram dadas pelo livro Escotismo para garotos (1908), do fundador do movimento, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell.

O escotismo é uma filosofia de vida que ensina o respeito pela natureza, a tolerância, a igualdade, o companheirismo, a atividade física e a capacidade de superar adversidades.

“Alienam Vitam Et Bona Salvare”