Corpo de Bombeiros atendeu 1.579 ocorrências com gases em 2023

5 de outubro de 2023 - 10:25 #

Corpo de Bombeiros atendeu 1.579 ocorrências com gases em 2023

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu 1.579 ocorrências com gases nos nove primeiros meses de 2023. Ou seja, o período entre janeiro e setembro.

A princípio, este resultado representa uma redução de 5% em relação ao mesmo período de 2022, quando se atendeu 1.650 ocorrências com gases.

Em resumo, em 2022 atendemos 2.118 ocorrências com gases. Contudo, este número é superior aos anos de 2021, 2020 e 2019, quando se registrou 1.624, 1957 e 2092 atendimentos respectivamente.

Além disso, existem vários tipos de gases, que são compostos de diversos materiais. Os mais conhecidos são os gases natural, carbônico, nobre, combustível, metano e butano.

Um pouco mais sobre o gás de cozinha

O gás de cozinha, ou Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), é composto basicamente pelos gases propano e butano, além da adição de um composto de enxofre para dar o cheiro que serve como aviso em caso de vazamento.

Além disso, após os gases sofrerem elevadas pressões se transformam na forma líquida. Por esse motivo, não se deita o botijão, de modo a evitar que o gás em fase líquida seja expelido, o que pode acarretar acidentes muito sérios.

Ainda assim, nos casos em que o gás de cozinha vaza para o ambiente, ocorre a vaporização, nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso. Nesses casos, o gás inicia uma troca de calor com o ambiente, fazendo com que a superfície do botijão esfrie e passe a condensar o vapor d’água presente no ar, dando a impressão de que o botijão está transpirando. Eventos como esses são perigosos e podem ensejar uma explosão ambiental, caso haja uma fonte de calor (ignição) próximo ao vazamento.

Dicas que salvam vidas e protegem patrimônios

Em síntese, recomendamos ao adquirir um botijão de gás verificar a existência de algum amassado ou pontos de ferrugem, eliminando as chances de vazamentos estruturais.

Por fim, a cada cinco anos, devemos trocar o registro e a mangueira de gás, em decorrência do ressecamento.