Uma Jornada de Capacitação em Assistência ao Parto e ao Recém-Nascido

29 de setembro de 2023 - 15:35 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Uma Jornada de Capacitação em Assistência ao Parto e ao Recém-Nascido

Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)

Uma Jornada de Capacitação em Assistência ao Parto e ao Recém-Nascido.

Nossa história começa em um lugar onde a dedicação à vida e à saúde encontra seu lar: a Universidade Federal do Ceará, a Maternidade – Escola Assis Chateaubriand, os Hospitais Universitários Federais – EBSERH, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará sob a liderança do Comandante Geral CEL CG José Cláudio Barreto de Sousa e o Batalhão de Socorro de Urgência – BSU, comandado pelo TC Cícero Osvaldo Zacarias Pereira.

No centro dessa história está o “Curso de Atualizações em Assistência ao Parto Normal e ao Recém-Nascido”, uma jornada intensiva de conhecimento com uma carga horária de 4 horas/aula por turma. Foram três datas memoráveis: 24 de agosto para a Turma 01, 31 de agosto para a Turma 02 e 14 de setembro para a Turma 03. Um compromisso de aprimoramento profissional que transcendeu as expectativas.

O ST Francisco Haroldo Lima Filho desempenhou um papel vital como coordenador desse curso, trazendo sua expertise e paixão pela área. Mas o coração deste curso é a busca por excelência na assistência ao parto e nascimento, seguindo o modelo preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nossos instrutores, o Dr. Raimundo Homero de Carvalho Neto, a Dra. Cinthia Maria Gomes da Costa Escoto Esteche e a Dra. Camila Timbó Catunda Almeida, compartilharam não apenas conhecimento, mas também inspiração. Suas atividades práticas e teórico-práticas nos envolveram em uma experiência profunda de aprendizado, onde a teoria se uniu à prática para formar profissionais preparados e comprometidos.

Esta jornada foi mais do que um curso; foi uma promessa de melhorar a assistência a gestantes e recém-nascidos. Hoje, nós, participantes, carregamos conosco a responsabilidade de aplicar esse conhecimento e garantir que cada momento de nascimento seja tratado com cuidado e compaixão.

Agradecemos a todos que tornaram isso possível e celebramos o compromisso de moldar o futuro da assistência ao parto e ao recém-nascido. Juntos, fazemos a diferença.