CBMCE e Aesp realizam o Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar

27 de setembro de 2023 - 18:51 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) formaram, nesta última sexta-feira (22), mais uma turma do Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar. Vinte e seis alunos concluíram o treinamento, que tem o objetivo de capacitar e nivelar o militar no serviço de atendimento pré-hospitalar, bem como no conhecimento sobre procedimentos e técnicas para uma abordagem segura da cena, avaliação, imobilização e remoção de vítimas e conhecimentos para casos extremos, como resgate de vítimas presas as ferragens, vítimas em locais elevados e também em espaços confinados.

Das forças de segurança do Ceará concluíram o curso bombeiros e policiais militares, além da Guarda Municipal de Fortaleza.

CBMCE e Aesp realizam o Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar

A capacitação ocorreu entre os dias 11 e 22 de setembro sob a coordenação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e teve uma carga horária de 100 horas/aula. O cabo policial militar Newton Carlos Mota Silva foi o primeiro lugar do curso.

De acordo com o tenente-coronel Cícero Osvaldo Zacarias Pereira, comandante do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), unidade que conjuntamente com a Academia Estadual de Segurança Pública, é responsável pela realização do curso, “ressalto a importância da capacitação desses profissionais da Segurança Pública, tendo em vista a interação das forças e por vezes o bombeiro militar, não ser o primeiro a chegar na cena do desastre. Então o policial militar e o guarda municipal devem ser capazes de atuar na primeira resposta até a chegada da unidade de Resgate do CBMCE. Teremos ainda outras duas turmas desse mesmo cursos ainda pra esse semestre que contarão com Bombeiros e Policiais Militares, Guardas Municipais de Fortaleza e tbm com membros da Casa Militar, sempre com a parceria da Academia Estadual de Segurança Pública”.

O Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH)

O Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar (COAPH) é uma iniciativa do Batalhão de Socorro de Urgência que visa promover a capacitação e reciclagem de profissionais da segurança pública em uma área fundamental: o atendimento pré-hospitalar. Com uma carga horária de 100 horas/aula, o curso abrange diversas disciplinas que abordam desde conceitos introdutórios até procedimentos técnicos avançados.

A importância do COAPH reside na necessidade de equipar os profissionais de segurança pública com as habilidades e conhecimentos necessários para lidar com situações críticas que envolvem a vida e a segurança dos cidadãos. Isso inclui desde a avaliação inicial do paciente até a realização de procedimentos essenciais, como a remoção de vítimas em casos extremos, o resgate de indivíduos presos em ferragens, em locais elevados e espaços confinados, além de atuações em cenários de hemorragias, choques, traumatismos e queimaduras.

O curso se destaca por sua abordagem abrangente, cobrindo não apenas os aspectos técnicos das operações de atendimento pré-hospitalar, mas também a legislação pertinente e a importância da sinalização e do conhecimento do local da ocorrência. Além disso, as disciplinas de materiais e equipamentos de atendimento pré-hospitalar, biossegurança e introdução à anatomia humana fornecem uma base sólida para a compreensão e aplicação prática dos conceitos aprendidos.

O COAPH, realizado durante um período de duas semanas, representa um compromisso firme com a excelência e a melhoria contínua da capacidade dos profissionais de segurança pública em servir à comunidade. Com a conclusão bem-sucedida deste curso, os participantes se tornam agentes mais capacitados e preparados para enfrentar os desafios que surgem em seu campo de atuação.

Álbum da formatura do COAPH