18 de setembro de 2023 - 15:04 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Incêndio florestal na Colina do Horto é combatido pelo CPCIF

Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (CPCIF)

Incêndio florestal na Colina do Horto é combatido pelo CPCIF. Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

21 Bombeiros Militares, entre instrutores e alunos do CPCIF, combateram e debelaram o incêndio na Colina do Horto em Juazeiro do Norte. O CPCIF é uma realização da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Sobre o incêndio

O incêndio iniciou na noite desta terça-feira, 12 de setembro. O CPCIF foi acionado por volta das 8 horas da manhã desta quarta-feira (13).

De acordo com o capitão Sócrates Alves Honório de Souza, “as dificuldades:

1. Terreno não acessível com viatura, sendo necessário deslocamento a pé, transportando materiais e ferramentas. O perfil de elevação é de 228 metros. O combate se tornou mais difícil devido a inclinação do terreno, o deslocamento morro acima exige um excelente preparo físico do combatente florestal.

2. O vento forte propagou o incêndio rapidamente. As rajadas de vento, por volta de 12h da manhã, era de 40 km/h.

3. A temperatura ambiente e a umidade relativa do ar são condições climáticas que além de ressecar a vegetação, tornam o ambiente mais hostil para o combate”, informou o coordenador do CPCIF.

Contudo, por volta das 13 horas da tarde o CPCIF controlou o incêndio. “isto é, o fogo ainda existia, porém estava delimitado pela linha de controle, sendo totalmente extinto as 16h, após a fase de rescaldo, quando os últimos focos foram completamente debelados“, detalhou o capitão Sócrates Honório.

O resumo da ocorrência

Ainda assim, a Companhia de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, através de dados de sensoriamento remoto realizou o resumo da ocorrência. Imagens do satélite sentinel-2 mostram que a área queimada foi de 394 hectares.

“Nesse período os Incêndios florestais, o número de ocorrências tem um aumento considerável. Em 2023, o Corpo de Bombeiros já registrou 4.210 ocorrências de incêndios florestais, em todo o Ceará, sendo 3.276 incêndios atendidos somente no segundo semestre. Ou seja, de 1º de Julho a 18 de Setembro”, enfatizou o capitão.

Portanto, as condições climáticas mais importantes na propagação dos incêndios são ventos fortes, temperatura alta e baixa umidade, nessas características os Incêndios ganham força na propagação. Porém o fator preponderante para existência do incêndio é o fator antrópico. Evite queimar lixo, evite fazer limpeza de terrenos com uso do fogo e redobre os cuidados com uso do fogo em regiões com vegetação.