Instrutora de surfe é resgatada pelos bombeiros militares na Praia da Leste em Fortaleza

24 de agosto de 2023 - 17:06 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) protagonizou, nessa quinta-feira (24), um resgate marítimo e um atendimento pré-hospitalar no bairro Moura Brasil, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. Acidentalmente, uma prancha de uma aluna acertou a cabeça de uma instrutora de surfe, que desmaiou em pleno mar da Praia da Leste. O resgate da mulher, de 30 anos, foi liderado pelo comandante-geral do CBMCE, coronel José Cláudio Barreto.

Por sorte, a ocorrência aconteceu no local e na hora marcada para o encerramento da Travessia Marítima. O evento reuniu cerca de 300 integrantes de sete companhias do 1º Batalhão de Bombeiros Militares (1º BBM), que tinham acabado de nadar o trecho entre a praia do Marina Park e a Praia da Leste. Os bombeiros militares estavam confraternizando na faixa de areia, quando a instrutora e a aluna levaram um “caldo” de uma onda e a prancha de surfe veio a bater contra a cabeça da vítima.

O comandante-geral dos bombeiros, coronel Barreto, foi o primeiro a visualizar a ocorrência e nadou em direção ao socorro. Com o apoio de outros integrantes da corporação, a mulher foi levada para a faixa de areia e recebeu o atendimento pré-hospitalar, prestado por uma ambulância do CBMCE. Foi verificada a oxigenação do sangue e a pressão arterial da mulher, que estava baixa. Ela também foi aquecida e, conscientemente, optou por não ser encaminhada a uma unidade hospitalar.

Após assinar um termo declarando que estava em plenas condições físicas, a vítima foi orientada a ficar atenta a qualquer sinal estranho no quadro de saúde e realizar um exame de imagem para avaliar eventuais danos.