4 de agosto de 2023 - 18:46 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros inicia recadastramento dos núcleos dos projetos sociais

Programa Saúde Bombeiros e Sociedade (PSBS) faz parte dos Projetos Sociais do CBMCE

O Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) deu início ao processo de recadastramento dos participantes dos projetos sociais.

A princípio, este recadastramento tem como objetivo fortalecer o acompanhamento das atividades, promover a integração social e otimizar os serviços oferecidos à comunidade, especialmente à população idosa, melhor idade.

Ainda assim, o ciclo de recadastramento iniciou em 1º de agosto e seguirá até dia 15 de agosto. Desde modo, os coordenadores militares dos projetos sociais tem a oportunidade de atualizar os dados dos participantes de acordo com os critérios e prazos estabelecidos pelo Edital 417/2023, que foi publicado no Boletim do Comando Geral do CBMCE em 5 de julho deste ano.

Este edital disciplina as regras para a realização do recadastramento, garantindo uma execução eficiente do processo.

O Programa Saúde Bombeiros e Sociedade

O PSBS é uma Programa  desenvolvido desde o ano de 2003 pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Inicialmente concentrado em Fortaleza, o programa rapidamente expandiu suas atividades ao longo dos anos, abrangendo todas as regiões do estado. Seu principal foco é o bem-estar das pessoas idosas, promovendo a integração social, a prática de atividades físicas, campanhas socioeducativas e eventos cívicos.

PSBA Santa Cecília

PSBS Santa Cecília durante suas atividades

Com a expansão do programa, mais de 30  mil pessoas em todo o Estado foram beneficiadas até o momento. Além de promover a saúde física e mental das pessoas idosas, o Programa Saúde Bombeiros e Sociedade também desempenha um papel vital na conscientização sobre a prevenção de incêndios e acidentes domésticos, contribuindo assim para a segurança e o bem-estar da comunidade em geral.

Distribuídos em diversos bairros da capital e região metropolitana, bem como em diversas cidades do interior do Estado, cada núcleo possui um coordenador militar e bombeiros instrutores, responsáveis em planejar as atividades e levar a promoção de saúde à todos aqueles interessados em participar das ações. No Bairro de Santa Cecília no grande Bom Jardim, por exemplo, funciona um desses núcleos, todas as terças e quintas feiras, a partir das seis horas da manhã, em média de 60 pessoas comparecem à atividades e possui mais de cem participantes inscritos

O PSBS Santa Cecília

Criado em 2004, o PSBS Santa Cecilia é um dos mais antigos e tradicionais núcleos do CBMCE. A coordenadora civil, senhora Lourdes Caraúba, participa desde as primeiras aulas e destaca que: “O projeto ajudou muito à comunidade do bairro Santa Cecília e adjacências, pois ampliou a rede de amigos e solidariedade de muitos pessoas na região. Vemos a alegria estampada no rosto de cada participante, seja durante as aulas ou nos passeios e atividades sociais promovidas”.

De acordo com o tenente Domingos Neto, coordenador militar do PSBS Santa Cecília, a adesão dos participantes desse projeto é impressionante, “ a média de alunos e alunas frequentando sempre é acima de sessenta e a empolgação é contagiante” destacou o oficial.

Para todas as idades

O PSBS possui seu maior público formado por pessoas da acima de cinquenta anos, mas o programa é aberto a todos que queiram participar. Exemplo disso é a pequena Maria Lairia de apenas seis anos, que todas as terças e quintas acorda cedinho e acompanha sua tia Maria no projeto.