Atendimento pré-hospitalar em caso de linha de cerol

11 de julho de 2023 - 08:22 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Atendimento pré-hospitalar em caso de linha de cerol

Atendimento pré-hospitalar em caso de linha de cerol.

Primeiramente, o cerol é uma mistura de cola com vidro moído utilizada em algumas regiões para reforçar linhas de pipa.

Como também, infelizmente, essa prática pode ser perigosa e causar ferimentos graves em pessoas que entram em contato com a linha de cerol.

Bem como, se você se deparar com alguém atingido por uma linha de cerol, siga as seguintes orientações para prestar socorro:

Dicas que salvam vidas

Antes de mais nada, mantenha a calma: É importante que você permaneça calmo para poder ajudar efetivamente a pessoa ferida.

Segurança em primeiro lugar: Certifique-se de que você e a vítima estão fora de perigo. Verifique se não há risco de outros acidentes ou lesões adicionais.

Não toque na linha de cerol: Evite tocar na linha de cerol, pois ela pode causar cortes profundos. Se a linha estiver presa no corpo da vítima, não tente removê-la. Aguarde a chegada de profissionais qualificados.

Contate os serviços de emergência: Ligue para o serviço de emergência local. Ou seja, 193 e explique a situação. Forneça informações precisas sobre a localização da vítima e a gravidade dos ferimentos.

Estanque o sangramento: Se a vítima estiver sangrando, você pode tentar controlar o sangramento aplicando pressão direta sobre a ferida com um pano limpo ou gaze. Se possível, eleve a parte do corpo afetada para reduzir o fluxo de sangue.

Não remova objetos alojados: Caso a pessoa esteja com fragmentos de vidro ou linha presos no corpo, não tente retirá-los. Isso deve ser feito por profissionais de saúde treinados para evitar maiores danos.

Ofereça conforto e tranquilidade: Enquanto aguarda a chegada dos socorristas, converse com a vítima, ofereça conforto emocional e tranquilize-a. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e o medo.

Lembrando que essas são apenas orientações gerais. Cada situação pode variar, e é fundamental buscar assistência médica especializada o mais rápido possível.

Vidas alheias e riquezas salvar!