59ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros – Banda de Música

28 de junho de 2023 - 09:41 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

59ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros do Ceará

59ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

59ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros – Banda de Música se apresenta no terminal de Messejana, em Fortaleza|CE.

Primeiramente, entre 7h e 8h da manhã desta quarta-feira (28), a banda de música do Corpo de Bombeiros do Ceará, sob a batuta do tenente coronel Márcio Mendonça realizou um concerto contemplando o público com o seguinte repertório: *Ceará terra da luz/Ítalo & Renno. *Forró das Antigas (sequências 1 e 2)/Mastruz com Leite e Magníficos. *Naquela Mesa(Ary Barroso) e *Infiel/Marília Mendonça).

Como também, esta iniciativa compõe a programação da 59ª Semana de Prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

A banda de música do Corpo de Bombeiros do Ceará

De acordo com o tenente Francisco José de Oliveira da Silva, “a Banda de Música sempre teve um participação muito ativa na semana da prevenção do Corpo de Bombeiros. Ainda assim, funciona com elo entre o corpo de bombeiros e a sociedade cearense. A música aproxima, gera empatia e possibilita um diálogo mais próximo com as pessoas. Como também, dessa forma, torna se mais fácil apresentar para a sociedade a missão institucional da corporação e esse diálogo se faz necessário, já que o corpo de bombeiros, é um tropa aquartelada, e que só sai de suas unidades para cumprir sua missão constitucional quando acionada pela sociedade em razão de um sinistro”.

“Aí reside a importância da semana de prevenção, porque é uma forma de mostrar esse trabalho relevante que o corpo de bombeiros presta a sociedade cearense, apresentando as diversas área de atuação da instituição. A Banda de música, portanto cumpre o papel aglutinador, e facilitando essa comunicação tão importante entre a corporação e sociedade alencarina”, ressaltou o tenente Oliveira da banda de música do Corpo de Bombeiros.

Breve histórico da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Em síntese, a programação da 59ª Semana de Prevenção contará com operações, apresentações, exposições, competições internas e podcast transmitidos pelos perfis oficiais da corporação do YouTubeInstagram e Facebook.

Clique aqui, conheça a programação e participe.

O 2 de Julho e a “Semana de Prevenção Contra Incêndio”.

Decreto-lei 35.309, de 1954 instituiu o Dia do Bombeiro, que se comemora no dia 2 de julho, e a Semana de Prevenção.

Primeiramente, os serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto para diminuição dos incêndios. Assim, se criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho do mesmo ano, no Rio de Janeiro. Como também, seu primeiro comandante foi o do major João Batista de Morais Antas.

Por fim, ligue 193, caso precise, para o corpo de bombeiros. Em resumo, a ligação é gratuita, e funciona todos os dias e horários da semana, inclusive, finais de semana e feriados.