Corpo de Bombeiros atua em vazamento de gás de cozinha

12 de junho de 2023 - 12:25 # #

Corpo de Bombeiros atua em vazamento de gás de cozinha

1ª Companhia do 2º Batalhão atuou no vazamento de gás, em Maracanaú

Corpo de Bombeiros atua em vazamento de gás de cozinha, em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

A princípio, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou os bombeiros militares por volta das 21h56 desta quinta-feira (8). Imediatamente, a 1ª Companhia do 2º Batalhão se deslocou até a Rua Ouro Branco, no bairro Coqueiral.

De acordo com a 1º tenente Kharita Waleska Costa Viana, “ao chegarmos no local o botijão de gás já se encontrava na Rua. Assim, verificamos que o ou ringue, que é um anel de vedação, se encontrava desajustado, o ajustamos e colocamos o botijão no seu local, além de orientarmos a proprietária do imóvel”, relatou a comandante de socorro.

Ainda assim, em dezesseis minutos a ocorrência foi concluída com sucesso às 22h31.

De acordo com o Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, TC QOBM Luiz Claudio Araújo Coelho, que destacou a importância da prevenção nesse tipo de ocorrência: “Nossa equipe respondeu prontamente a esse incidente com gases, garantindo a segurança da comunidade. É essencial que todos estejam cientes dos riscos associados ao manuseio e armazenamento de GLP e adotem medidas preventivas para evitar vazamentos. A segurança é responsabilidade de todos”.

Dicas de prevenção

Para prevenir ocorrências com gases perigosos, a 1ª Companhia do 2º Batalhão destaca algumas dicas importantes:

1. Instalação adequada: Certifique-se de que os aparelhos a gás sejam instalados corretamente por profissionais qualificados e de acordo com as normas de segurança.
2. Manutenção regular: Realize inspeções e manutenções periódicas em seus aparelhos e tubulações de gás. Verifique se não há vazamentos, desgastes ou danos que possam comprometer a segurança.
3. Armazenamento seguro: Ao armazenar botijões de gás, mantenha-os em local ventilado, longe de fontes de calor e chamas, e evite exposição direta ao sol.
4. Manuseio cuidadoso: Ao trocar botijões ou realizar qualquer operação com gás, siga as instruções do fabricante e evite golpes ou impactos que possam causar vazamentos.
5. Conhecimento de emergência: Esteja ciente dos procedimentos de segurança em caso de vazamentos ou ocorrências com gases. Saiba como desligar o fornecimento de gás e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar em situações de emergência.

Por fim, prevenir para salvar!