Por fim, após o comando, fora de forma, os novos brigadistas bradaram o lema do JBV, “Força, Honra e Coragem”. Logo depois, o tradicional banho de batismo.
Histórico do Programa Jovem Brigadista de Valor (JBV)
Sobretudo, o JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo do JBV iniciou suas atividades no quartel do José Walter. Outrora, o projeto era denominado de Jovem Bombeiro Voluntário (JBV). Enfim, após a reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor.
Em síntese, os brigadistas, entre 14 e 17 anos de idade, participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento (aquático/alturas), noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sociais, educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.