8 de junho de 2023 - 17:39 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

35 alunos do Programa Jovem Brigadista de Valor se formam em Itapipoca

Corpo de Bombeiros realiza formatura do JBV em Itapipoca na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17).

A princípio, na noite desta terça-feira (6), a 5ª Companhia do 3º Batalhão realizou a solenidade de formatura de 35 alunos do programa social Jovem Brigadista de Valor (JBV). Contudo, estes jovens logram êxito e concluem o curso que conta com 240 horas aulas, na cidade de Itapipoca.

Nesse sentido, 21 alunos são do núcleo do Quartel de Itapipoca, (499) e 14 são alunos do núcleo do  IPRAB Renascer (620).

O pátio interno do Quartel de Itapipoca recebeu a formatura, com a presença de familiares e amigos dos formandos. Como também a presença de autoridades da cidade.

A formatura

Do mesmo modo, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) estiveram presentes: O tenente-coronel Mardens Vasconcelos, comandante da 5ª Companhia do 3º Batalhão, o tenente-coronel José Orlando de Sá, pai de uma aluna e Coordenadoria de Manutenção, Logística e Patrimônio (Comalp).

Como também, o sargento EB Santos e sargento Domingos, representantes do Tiro de Guerra 10 015. Bem como do Senhor Cláudio Brito, Coordenador da Defesa Civil Municipal de Itapipoca, representante do Prefeito. Além dos coordenadores civis Túlio do núcleo IPRAB Renascer e Rosiane do núcleo Quartel Itapipoca. E, por fim, também com a presença dos familiares, padrinhos e madrinhas dos formandos.

Corpo de Bombeiros realiza formatura do JBV em Itapipoca

Por fim, após o comando, fora de forma, os novos brigadistas bradaram o lema do JBV, “Força, Honra e Coragem”. Logo depois, o tradicional banho de batismo.

Histórico do Programa Jovem Brigadista de Valor (JBV)

Sobretudo, o JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo do JBV iniciou suas atividades no quartel do José Walter. Outrora, o projeto era denominado de Jovem Bombeiro Voluntário (JBV). Enfim, após a reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor.

Em síntese, os brigadistas, entre 14 e 17 anos de idade, participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento (aquático/alturas), noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sociais, educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.