Incêndios em residências, como evitá-los?

3 de junho de 2023 - 19:26 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Incêndios em residências, como evitá-los?

Atitudes simples que evitam incêndios

Em primeiro lugar, é fundamental estar atento à manutenção do sistema elétrico da residência.

A princípio, Estado do Ceará, devido ao calor intenso, o uso de aparelhos para resfriar o ambiente é comum. Assim, certifique-se de que as instalações elétricas estejam em perfeitas condições e evite sobrecarregar as tomadas. Ou seja, caso não conheça o histórico de manutenção da sua instalação elétrica residencial, contrate um profissional qualificado para realizar revisões periódicas.

Como também, a cada cinco anos, recomendamos a troca da mangueira e o registro do gás de cozinha.

Além disso, a disponibilidade de extintores em locais estratégicos dentro da residência ajudam a combater princípios de incêndios. Como também, se certifique que todos os moradores saibam onde estes extintores se encontram, bem como, se sabem usar corretamente.

Prevenção

Somente uma perícia poderá esclarecer as perguntas: onde? Quando, Como? e Por que o incêndio se inicia?

De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em seu anuário de 2020, informou que: 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Assim como, os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.

Em síntese a sobrecarga nas tomadas ocorrem com mais de um aparelho conectado, normalmente com tês e/ou benjamins.

Balanço

Nesse sentido, em 2023 o Corpo de Bombeiros apagou 524 incêndios em residências, entre janeiro e maio deste ano. Enquanto em 2022, se apagou 456 incêndios do mesmo tipo. Ou seja, nos cinco primeiros meses do ano houve um aumento de 15%, quando se compara com o mesmo período do ano anterior.

Por fim, caso precise do Corpo de Bombeiros, basta ligar 193, que funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.