Corpo de Bombeiros atua em incêndio no distrito industrial de Maracanaú

1 de junho de 2023 - 15:59 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros atua em incêndio no distrito industrial de Maracanaú

Corpo de Bombeiros atua em incêndio no distrito industrial de Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12).

Ações coordenadas garantem a segurança e o sucesso da operação conjunta

Na madrugada desta quinta-feira, um incêndio atingiu uma indústria de lingerie no bairro Pajuçara, em Maracanaú. Como também, à pronta resposta das guarnições do Corpo de Bombeiros Militar e à colaboração das empresas que compõem o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Distrito Industrial de Maracanaú, a situação foi controlada com êxito.

Além disso, a ação coordenada e integrada das equipes permitiu que o incêndio fosse controlado, evitando danos mais graves e, o mais importante, garantindo que não houvesse feridos durante o incidente.

O Plano de Auxílio Mútuo

É importante ressaltar que, além da atuação dos bombeiros, a união das empresas pertencentes ao Plano de Auxílio Mútuo do Distrito Industrial de Maracanaú também desempenhou um papel fundamental no sucesso da operação. As empresas colaboraram fornecendo materiais essenciais para o combate ao incêndio e garantindo que as equipes de bombeiros pudessem continuar atuando com segurança mesmo diante das altas temperaturas que persistiam no local. Como também, da Prefeitura Municipal que por meio de sua Defesa Civil encaminhou um caminhão pipa que contribuiu com o abastecimento das viaturas de combate a incêndio.

O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) representa uma rede de solidariedade entre as empresas com o objetivo de fortalecer a segurança e a prontidão em situações de emergência. Pertencer ao PAM oferece diversos benefícios, tais como:

– Cooperação mútua: As empresas do PAM trabalham em conjunto, compartilhando recursos e conhecimentos, o que resulta em uma resposta mais eficiente e coordenada durante crises como incêndios;

– Capacitação e treinamentos: O PAM promove a realização de treinamentos específicos e capacitações para situações de emergência, garantindo que as empresas estejam preparadas para lidar com diversos tipos de incidentes;

– Troca de informações: A rede do PAM permite a troca de informações e experiências entre as empresas, possibilitando um aprendizado contínuo e o aprimoramento dos protocolos de segurança;

– Agilidade na resposta: Ao pertencer ao PAM, as empresas têm acesso a uma comunicação eficiente e ágil, o que reduz o tempo de resposta e minimiza os impactos causados por situações de emergência;

– Fortalecimento da segurança: A união das empresas no âmbito do PAM fortalece a segurança como um todo, contribuindo para a proteção do patrimônio, a preservação do meio ambiente e, principalmente, a garantia da integridade das pessoas envolvidas.

O incêndio no distrito industrial em Maracanaú foi um lembrete da importância da prontidão, cooperação e solidariedade em momentos de crise. A atuação conjunta das unidades do Corpo de Bombeiros Militar, lideradas pela 1ª Companhia 2º Batalhão, aliada à colaboração das empresas do PAM, foi fundamental para o controle das chamas e para a preservação da segurança dos envolvidos.