1 de junho de 2023 - 20:33 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) – 34 anos de bons serviços

Palavras do Comandante do BSU

“Estamos hoje celebrando os 34 anos do serviço de atendimento de emergência do Corpo de Bombeiros do CE, somos o 2º mais antigo Serviço de atendimento de emergência do Brasil e o pioneiro a atuar com motocicletas de resgate, independente das várias denominações que o mesmo já teve ao longo desses anos e projetando o que ansiamos para o futuro como um batalhão ramificado por todo o Estado e emanador de doutrina operacional para o Brasil e América do Sul”, tenente coronel Cícero Osvaldo Zacarias Pereira.

“Aproveitamos para homenagear pessoas importantes para o BSU como o Superintendente do Detran CE – Dr Michael Mourão, o Superintendente do SAMU CE – Dr Nilson, a Dr Rita do setor de logística e patrimônio de Detran CE, o Cmt da BPRE – TC PM Nazareno Coelho, além de nossos Médicos TC Acácio, TC Ivamberg, Ten Pontes e praças do batalhão.

34 anos de bons serviços prestados: Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE

Queremos expressar nossa gratidão a todos os participantes do evento que ocorreu no último dia. Foi uma experiência enriquecedora e empolgante, repleta de conhecimentos valiosos e momentos inspiradores!

Durante o evento, tivemos a oportunidade de contar com a presença de palestrantes renomados, que compartilharam suas experiências e expertise nas áreas de resgate veicular, atendimento pré-hospitalar e sinistros automobilísticos. Aprendemos muito sobre as melhores práticas e estratégias para lidar com incidentes de múltiplas vítimas em acidentes automobilísticos, além de técnicas de avaliação e atuação no resgate veicular. Cada palestra foi uma fonte de aprendizado e inspiração para todos nós!

Além disso, queremos agradecer a todos os participantes, que tornaram esse evento ainda mais especial. Vocês contribuíram com perguntas inteligentes, compartilharam suas experiências e tornaram cada momento memorável. O envolvimento de cada um de vocês foi fundamental para o sucesso desse evento!

34 anos de bons serviços prestados: Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE

Também gostaríamos de agradecer aos nossos patrocinadores e parceiros, que tornaram possível a realização desse evento incrível. Sua confiança e apoio são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da nossa comunidade. Sem vocês, esse evento não seria possível!

Por fim, lembramos a todos que o conhecimento adquirido durante o evento deve ser colocado em prática. Apliquem as técnicas, as estratégias e os insights compartilhados pelos palestrantes em suas atividades diárias. Continuem se atualizando e se aprimorando, pois o aprendizado é uma jornada contínua!

Mais uma vez, obrigado a todos que participaram desse evento memorável. Esperamos revê-los em futuras ocasiões e continuar fortalecendo nossa comunidade de profissionais dedicados ao resgate e à assistência em sinistros automobilísticos!

Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE por seus 34 anos de dedicação incansável!

GSU/NREPH/BSU: Sua história e evolução

O Grupamento de Socorro de Urgência (GSU)

O outrora Grupamento de Socorro de Urgência (GSU) foi criado em 31 de maio de 1989 e continua desempenhando um papel fundamental no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) até os dias de hoje, atuando nas áreas operacional, preventiva e formativa.
A principal competência operacional do GSU é o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), em conjunto com a missão geral do Corpo de Bombeiros do Ceará de proteger pessoas e patrimônios em situações de risco, acidentes ou calamidades.
Ao longo de sua trajetória, o GSU passou por duas alterações em sua nomenclatura, mas sempre manteve sua essência no atendimento pré-hospitalar.

O Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar (NREPH)

O CBMCE decidiu regulamentar suas atividades por meio da Lei 13.438, de 07 de janeiro de 2004, alterando o nome de Grupamento de Socorro de Urgência (GSU) para Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar (NREPH). Essa mudança não afetou as atribuições legais das equipes de resgate em relação ao atendimento pré-hospitalar.

O Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)

De acordo com o Artigo 1º do Decreto Estadual 32.978, de 19 de fevereiro de 2019, o NREPH passou a se chamar Batalhão de Socorro de Urgência (BSU). Essa nova nomenclatura não alterou as atividades de resgate, conforme estabelecido nas normas já mencionadas ao longo do texto. O BSU continua operando com sucesso desde então.

Ao comemorar seus 34 anos, o Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE orgulhosamente celebra uma história repleta de realizações. Ao longo dessas três décadas e meia, vocês se tornaram verdadeiros heróis da comunidade, salvando vidas, oferecendo auxílio e protegendo nossa sociedade com dedicação incansável.

Desde o início como GSU, passando pela evolução como NREPH e chegando à atual denominação de BSU, vocês se mantiveram firmes em sua missão de atendimento pré-hospitalar. Seu profissionalismo, coragem e compromisso são exemplos a serem seguidos.

Parabéns, guerreiros! Que o legado de serviço e bravura do Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE siga iluminando o caminho de vocês por muitos e muitos anos. Vocês são verdadeiros heróis da nossa comunidade!

“Em vez de mexer com a vítima, mexa apenas com o dedo e ligue 193, o telefone que salva.”

“O amigo certo nas horas incertas”.