31 de maio de 2023 - 10:21 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

193 é o número do Corpo de Bombeiros, a ligação é gratuita

Números de emergência: você sabe qual é o número do Corpo de Bombeiros?

A principio, no Estado do Ceará, os número de emergência são concentrados na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Contudo, o número de emergência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará é o 193.Ainda assim, a ligação é gratuita, o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados.

Os números de emergência

Nesse sentido, os números de emergência surgiram como uma forma de facilitar a comunicação rápida em situações de emergência, permitindo que as pessoas solicitem assistência imediata de serviços de emergência, como a polícia, os bombeiros ou a ambulância. Embora a implementação específica dos números de emergência possa variar de país para país, a ideia geral remonta ao século XX.

Além disso, o primeiro sistema moderno de números de emergência foi estabelecido no Reino Unido em 1937, com a introdução do número 999. Antes disso, as pessoas precisavam ligar para a estação de polícia local ou para os bombeiros diretamente, o que muitas vezes atrasava a resposta em situações críticas. O número 999 foi escolhido por ser fácil de lembrar e diferenciar de outros números de telefone.

Em síntese, posteriormente, muitos outros países adotaram sistemas semelhantes. Nos Estados Unidos, o número de emergência inicialmente utilizado era o 911, que foi implementado em 1968. A escolha desse número foi baseada na sua facilidade de discagem rápida em telefones rotativos. Hoje, o número 911 é amplamente reconhecido e utilizado em várias partes do mundo.

É importante ressaltar que os números de emergência podem variar em diferentes países. Por exemplo, na maioria dos países da União Europeia, o número de emergência é o 112. Portanto, é essencial conhecer o número correto de emergência do local onde você se encontra.