A importância da prevenção de acidentes

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

A importância da prevenção de acidentes

Prevenção de acidentes

É importante destacar a importância da prevenção de acidentes, tanto no trânsito quanto em relação ao risco de incêndios veiculares.

De acordo com o tenente-coronel Luiz Claudio Araújo Coelho, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, “apresento algumas dicas para prevenir esse tipo de incidente”:

1 Manutenção regular: Certifique-se de que seu veículo esteja em boas condições, realizando as revisões e reparos necessários.

2 Verificação de vazamentos: Fique atento a qualquer sinal de vazamento de combustível, óleo ou outros fluidos. Caso detecte algum problema, leve o veículo a um profissional para avaliação.

3 Uso adequado de combustíveis: Abasteça o veículo com os combustíveis recomendados pelo fabricante e evite enchimentos excessivos.

4 Cuidado ao transportar materiais inflamáveis: Caso necessite transportar materiais inflamáveis, verifique as condições adequadas de armazenamento e transporte, seguindo todas as normas de segurança.

5 Evite sobrecargas: Respeite os limites de carga estabelecidos para seu veículo, evitando sobrecarregá-lo. O excesso de peso pode aumentar o risco de acidentes e falhas mecânicas.

6 Condução defensiva: Mantenha sempre uma condução segura, respeitando as leis de trânsito e evitando comportamentos de risco, como ultrapassagens perigosas e excesso de velocidade.

7 Uso de equipamentos de proteção: Utilize corretamente os equipamentos de proteção individual, como capacetes, cintos de segurança e dispositivos de segurança para motociclistas.

É fundamental que todos estejam conscientes da importância dessas medidas preventivas para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes. A responsabilidade individual de cada condutor é essencial para a proteção de vidas e a preservação do patrimônio.