24 de abril de 2023 - 11:10 # # # # #

Texto: Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

CBMCE - Antes de dormir, feche as portas, atitude simples que pode salvar sua vida!

Antes de dormir, feche as portas, atitude simples que pode salvar sua vida!

CBMCE – Antes de dormir, feche as portas, atitude simples que pode salvar sua vida! Sobretudo, quando ocorre um incêndio, cada segundo conta. Fechar a porta dos cômodos ajuda a evitar, em caso de incêndio, que o fogo aumente. Assim como, diminui os danos causados pela fumaça e pode até salvar vidas. Como também, uma vez que a porta esteja fechada, pode retardar a propagação das chamas, reduzir a fumaça tóxica, melhorar os níveis de oxigênio e diminuir as temperaturas.

Siga as dicas

Primeiramente, sempre que sair de casa, feche as portas dos cômodos. Assim, ao dormir mantenha as portas dos cômodos fechados. Se fugir de um incêndio, caso possa, saia fechando o maior número de portas, dificultando o alastramento das chamas. Ou seja, suas escolhas e atitudes, poderão salvar a sua vida e o seu patrimônio.

Ainda assim, sua rotina noturna pode (e deve!) incluir escovar os dentes, lavar o rosto e colocar em pijamas confortáveis. Contudo, informações de um estudo norte-americano indica que muita gente pula um passo importante antes de deitar na cama.

De acordo com a pesquisa conduzida em 2018 pela organização de segurança científica UL, quase 60% das pessoas dormem com a porta do quarto aberta. Essa escolha simples pode significar vida ou morte em caso de incêndio na casa.

Diagnóstico

Nesse sentido, com o aumento do uso de sintéticos em móveis e construção de casas, fechar a porta pode fazer toda a diferença na hora de sair com segurança. Ainda mais, o tempo médio para escapar de um incêndio em casa passou de 17 minutos para apenas três minutos ou menos nas últimas décadas, devido a materiais inflamáveis e plantas contemporâneas abertas.

A maioria das pessoas que dormem com a porta aberta o fazem porque erroneamente acreditam que é mais seguro. Contudo, isso é exatamente o oposto do que os bombeiros recomendam. É por isso que o instituto americano de pesquisa em segurança UL Firefighter Safety Research Institute (FSRI) lançou um novo esforço de segurança pública para coincidir com a Semana Nacional de Prevenção de Incêndios, que acontecerá em outubro nos Estados Unidos. A campanha visa compartilhar como portas fechadas podem ajudar a salvar a vida das pessoas.

Do mesmo modo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) também vai somar esforços, este ano em sua semana de prevenção, divulgando esta iniciativa preventiva em prol das vidas alheias e riquezas salvar!

Portanto, comece a criar o hábito de fechar as portas de sua casa a noite. Porém, verifique sua casa em busca de possíveis riscos de incêndio e reveja o plano de fuga de sua família ou criar um. Em síntese, se ainda não o fez, combine com sua família como proceder em caso de incêndio.

O que é compartimentação?

De acordo com o tenente coronel Francisco Gledson Barbosa Rodrigues, ” a compartimentação é uma medida de segurança passiva que visa a contenção do incêndio em seu ambiente ou pavimento de origem. Assim, é obtida pela subdivisão do edifício em células capazes de suportar ação da queima dos materiais combustíveis nelas contidos, impedindo e rápido alastramento do fogo“, conceituou o Comandante do Comando dos Bombeiros do Interior (CBI).

De acordo com o Instituto de Pesquisa em Segurança Contra Incêndio da UL (FSRI) uma porta fechada durante um incêndio pode significar reduzir a temperatura de 538 graus para 38 graus (°C).

Além disso uma porta fechada pode manter os níveis de monóxido de carbono em 1000 PPM versus 10.000 PPM se a porta for deixada aberta.

Por fim, com base em suas pesquisas o FSRI lançou a iniciativa close your door, feche sua porta, e o site closeyourdoor.org