22 de abril de 2023 - 18:36 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Corpo de Bombeiros indica quatro medidas para prevenção de incêndio

quatro medidas para prevenção de incêndio

Corpo de Bombeiros indica quatro medidas para prevenção de incêndio, A 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar do CBMCE, sediada em Maracanaú, indica 4 medidas importantes para a prevenção de incêndios no ambiente de trabalho.

Sobretudo, quando a cultura de evitar acidentes existe, a prevenção de incêndios deve ser uma das medidas prioritárias de qualquer empresa. Afinal, graves acontecimentos podem acontecer quando não há essa preocupação, colocando a vida de todos os colaboradores em risco.

A 1ªCIA /2ºBBM tem área de atuação operacional nos três distritos industriais de Maracanaú. Por isso, para que todos possam entender como adotar ações para evitar situações de incêndio, preparamos 4 dicas sobre prevenção.

Primeira medida

1) Não permita o uso do cigarro – inicialmente, você deve saber que fumar em locais públicos — abertos ou fechados — é proibido por lei. No entanto, é preciso garantir que isso seja cumprido, transmitindo essa exigência com firmeza e clareza para os colaboradores da empresa.

Segunda medida

2) Preze pela manutenção da rede elétrica – pode não parecer, mas muitas vezes o incêndio pode ser provocado por aspectos internos e estruturais da empresa, principalmente quando envolve o estado da rede elétrica. Os curtos-circuitos são grandes riscos, por isso é preciso trabalhar de forma preventiva para reduzir essa possibilidade.

Terceira medida

3) Conte com equipamentos de prevenção e combate ao incêndio – a proteção contra incêndios envolve também contar com os recursos certos para que qualquer situação inicial possa ser controlada sem maiores problemas. Esses recursos envolvem desde placas informativas até os mais diversos equipamentos de combate ao fogo.

Quarta medida

4) Treine os colaboradores intensivamente – a nossa última dica sobre prevenção de incêndios, mas não menos importante, está relacionada à necessidade de capacitar os próprios colaboradores para que eles consigam controlar a situação até chegar uma unidade especializada: os bombeiros militares.

Além disso, uma dica extra é que a empresa implemente a CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes) – também é uma boa prática que gera mais segurança para a empresa, além da tranquilidade para que os colaboradores possam trabalhar, pois saberão que há pessoas capacitadas na condução das situações de incêndios, ressaltar o TEN CEL QOBM Luiz Cláudio Araújo Coelho, Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

De acordo com essas 4 dicas a empresa estará em melhores condições para evitar a eclosão de incêndios. É bom lembrar que cada real gasto com a prevenção representa 7 reais economizados na reconstrução de ambientes destruídos pelo fogo.

Por fim, em caso de dúvidas, entre em contato com a unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará mais próxima de sua empresa!