26 de março de 2023 - 18:18 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Salvamento 02 – 2ª Companhia de Busca e Salvamento

Corpo de Bombeiros resgata homem em situação de risco de afogamento na Lagoa da Messejana, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3). Ou seja, a 2ª Companhia de Busca e Salvamento resgata um homem de 55 anos em situação de risco de afogamento na Lagoa da Messejana.

A princípio, na manhã deste domingo, 26, por volta das 08h00, a guarnição do Salvamento 02 foi acionada, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), para uma ocorrência de afogamento em andamento. Imediatamente, a composição da 2ª Companhia de Busca e Salvamento se deslocou com brevidade e chegou rapidamente ao local. De acordo com as informações preliminares, dois homens estavam se afogando. O incidente ocorreu na Lagoa do bairro Messejana.

De acordo com o 1º Tenente Jairo Severino de Sousa Brasil, comandante do salvamento 02, “no local, foi verificado que havia um homem a cerca de 200 metros da margem da lagoa em situação de risco. O segundo homem que havia adentrado a lagoa para socorrer o primeiro conseguiu retornar sozinho e encontrava-se bem. De imediato, os membros da composição fizeram a aproximação da vítima em potencial e constataram se tratar de um senhor de 55 anos com sinais de embriaguez”.

Ainda assim, os bombeiros militares, munidos de flutuadores e nadadeiras, usando todas as técnicas do Salvamento Aquático, retiraram o homem para um local seguro. Bem como, após a operação de salvamento, o senhor não precisou de atendimento médico. Em razão de não ter aspirado líquido, haja vista ter conseguido se manter flutuando nesse período.

Prevenção

Nesse sentido, importante ressaltar que, sob o efeito de álcool, diminui-se a capacidade motora, o equilíbrio e a força muscular. Ou seja, podendo, assim, resultar em afogamento até mesmo em pessoas que sabem nadar.

Enfim, o uso de álcool, assim como outras drogas, reduz a capacidade de entender e de sair de uma situação de risco.

Por fim, atuaram na ocorrência o 1º Tenente Brasil, cabo Gleison, cabo Marinho e soldado Marven, na viatura Auto Salvamento 74 (AS-74), da 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCBS/BBS).