Batalhão de Busca e Salvamento realiza marcha de 7 km no litoral cearense

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Batalhão de Busca e Salvamento realiza marcha de 7 km no litoral cearense

1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento

Batalhão de Busca e Salvamento realiza marcha de 7 km no litoral cearense, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7).

Primeiramente, na manhã desta quinta-feira, 23 de março de 2023, sob o comando do tenente coronel Daniel Oliveira Landim, Comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, e acompanhado do Major Chailon Fonteles e Capitão Rodrigo Monteiro Carneiro, respectivamente comandante da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo.

Nesse sentido, as companhias realizaram uma marcha administrativa pela orla da COFECO, Abreulândia, Sabiaguaba e Caça e Pesca. Em outras palavras, se percorreu 7 km deste a foz do Rio Pacoti até foz do rio Cocó.

A marcha administrativa

Ainda assim, a marcha administrativa é uma atividade que tem como objetivo desenvolver os atributos: espírito de corpo, rusticidade, persistência, resistência física e mental, entre outros, essenciais a um Bombeiro Militar.

Como também, durante o deslocamento os guarda-vidas realizaram o recolhimento de lixo, contribuindo para a limpeza da praia e preservação do ambiente onde dezenas de tartarugas marinhas realizam desova anualmente.

Guarda vidas recolhem lixo

se recolheu cerca de 40 kg de lixo durante o percurso de 7 km

Ninhos de tartarugas

Em 2023 os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros já identificaram e catalogaram 34 ninhos de tartarugas marinhas na Praia do Futuro e 27 na Praia da Sabiaguaba.

Nesse ínterim, com a parceria do grupo Gtar do Instituto Verde Luz se realizou, no trajeto da marcha, o monitoramento dos ninhos de tartarugas.

guarda vidas GTAR tartarugas

Ao mesmo tempo, se verificou em um desses ninhos de tartarugas a eclosão de 169 ovos de tartarugas marinhas. Contudo, os guarda-vidas contribuíram em escavar o ninho, facilitando o acesso das tartarugas ao mar.

Em resumo, o Gtar é um grupo que realiza trabalhos de educação ambiental e monitora a costa de Fortaleza no que diz respeito à atividade de tartarugas marinhas.

Por fim, ao final da atividade foi oferecido uma mesa de frutas para que os participantes pudessem confraternizar e aproximar ainda mais as Companhias de Salvamento Marítimo.