22 de março de 2023 - 19:23 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Batalhão de Busca e Salvamento realiza treinamento na cidade de Redenção CE

Batalhão de Busca e Salvamento (BBS)

Batalhão de Busca e Salvamento realiza treinamento na cidade de Redenção CE. A princípio, nesta quarta-feira, 22, sob o comando do Tenente Coronel Daniel Oliveira Landim, comandante do BBS, o efetivo do Batalhão de Busca e Salvamento realizou treinamento na cidade de Redenção-CE, localizada a cerca de 70 km da capital. Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15).

Primeiramente, as companhias 1ª e 2 ª CBS, CBCães e 1ª CMR realizaram uma instrução de marcha militar de aproximadamente 6,5 km com destino a Cachoeira Paracupeba. Em outras palavras, essa instrução teve como objetivo preparar fisicamente a tropa para percorrer longas distâncias sem perder seu poder combativo.

Além disso, desenvolve o espírito de corpo, aprimora a disciplina, eleva a moral da tropa e torna os militares mais resistentes e confiantes.

A marcha a pé

Nesse sentido, na rotina dos Bombeiros Militares, a realização das Marchas a Pé são necessárias para o atendimento de determinadas ocorrências em que a tropa não possa chegar por transporte motorizado, devido à dificuldade de acesso do terreno ou outros fatores. Em razão disso, é imprescindível que a tropa tenha instrução e treinamento para a execução das marchas e que os homens tenham confiança na sua capacidade de executá-la.

O treinamento objetivou também promover a atualização de conhecimentos básicos de busca e salvamento de pessoas perdidas na mata, bem como dos materiais e recursos utilizados para esse tipo de ocorrência, realizar treinamento com os cães de busca, além de promover a interação entre as companhias de salvamento para o atendimento de ocorrências de busca e resgate de pessoas em área de vegetação.

Por fim, o Batalhão de Busca e Salvamento promoveu um momento de confraternização entre o efetivo da 1ª e 2ª Companhia de Busca e Salvamento, da Companhia de Busca com Cães e da 1ª Companhia de Mergulho de Resgate, fortalecendo o espírito de corpo e sentimento de pertencimento.