O que você deve fazer em caso de Tentativa de Suicídio?

3 de março de 2023 - 13:00 # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

O que você deve fazer em caso de Tentativa de Suicídio?

O que você deve fazer em caso de Tentativa de Suicídio?

O que você deve fazer em caso de Tentativa de Suicídio? A princípio, ao ver alguém tentar contra a própria vida, é importante agir rapidamente para ajudar a pessoa em perigo. Nesse sentido, seguem algumas sugestões de como proceder.

Antes de mais nada, priorize a segurança da pessoa em perigo, sempre que possível tentar garantir que a pessoa esteja segura. Além disso, caso você esteja presente no momento da tentativa, ligue imediatamente para os serviços de emergência por meio do número 193.

Em outras palavras, sempre mantenha a privacidade da pessoa. Como também, não divulgue informações que possam identificar a pessoa em perigo. Por exemplo: nome completo, endereço e imagens do local onde ocorreu a tentativa. Enfim, lembre-se de que a privacidade é um direito humano básico e é importante respeitá-la. Nesse sentido, sempre ofereça ajuda.

Por outro lado, nunca romantize ou glorifique o suicídio. Assim como, sempre aborde o assunto com cuidado e respeito, evitando sensacionalismo e romantização. Dessa forma, o suicídio é uma questão séria que afeta muitas pessoas e deve ser tratado com seriedade, compaixão e empatia.

Definitivamente, enfatize a esperança e a recuperação: Embora o suicídio seja uma questão séria, é importante enfatizar a esperança e a recuperação. 

Por fim, em caso de urgência ligue 193. Ainda assim, em crises emocionais é possível ligar para o Centro de Valorização da Vida, 188 ou acessar o sítio eletrônico www.cvv.org.br