12 de fevereiro de 2023 - 17:38 #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Mergulhadores da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) resgatam vítima de afogamento

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgatam vítima de afogamento fatal em Caucaia. A princípio, o resgate da vítima ocorreu na tarde deste domingo (12), por volta das 13h50, no açude Água Boa, distrito de Bom Princípio, em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

Nesse sentido, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a pedido de familiares, acionou os bombeiros. Imediatamente, a guarnição de busca e salvamento 4 se deslocou para o local da ocorrência. Logo depois pediu apoio da companhia de mergulho de resgate (CMR) que assumiu a missão.

As buscas e o resgate

Em outras palavras, o informe preliminar relatou que um Senhor de 48 anos de idade, natural de Caucaia foi ao açude tomar banho, que ingeriu bebida alcoólica, percebeu que havia perdido sua prótese dentária e ao retornar para procurá-la, não mais foi visto.

De acordo com o Subtenente P Carneiro, “a vítima foi encontrada à cerca de 4 metros de profundidade após 90 minutos de buscas, no padrão zigue-zague, respeitando os limites não descompressivos e intervalo de superfície”, informou o mergulhador líder do resgate. O corpo ficou sob guarda da Polícia Militar do Ceará (PMCE), aguardando a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Assim como, os familiares que acompanharam as buscas.

Como também, o local onde as buscas foram realizadas tem profundidade em média de 4 metros, com temperatura da água 27,8 graus Celsius e a altitude local de 29,91 metros acima do nível do mar. Estas condições interferem no tempo de fundo que o mergulhador de resgate possui para realizar sua missão. Assim como, a água estava escura, visibilidade zero.

Em síntese, os Mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgatam vítima de afogamento. Por fim, atuaram na ocorrência, o subtenente P Carneiro, mergulhador líder do resgate, cabo Faustino, cabo Ary e cabo Stephenson, na viatura de mergulho AS 69.

Brevê Companhia de Mergulho de Resgate

Corpo de Bombeiros cria Companhia de Mergulho de Resgate (CMR)

Corpo de Bombeiros do Ceará dá dicas de como evitar afogamentos