5 de fevereiro de 2023 - 12:26 #

Ascom CBMCE | 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM) - Juazeiro do Norte

Corpo de Bombeiros realiza formatura do JBV em Juazeiro do Norte

5º Batalhão realiza formatura do programa Jovem Brigadista de Valor em Juazeiro do Norte

Corpo de Bombeiros realiza formatura do JBV em Juazeiro do Norte. Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19)

A princípio, na tarde desse sábado, 04, o 5º Batalhão realizou a solenidade de formatura de oito turmas do programa social Jovem Brigadista de Valor (JBV). Desde modo, 140 jovens foram beneficiados e conseguiram concluir o curso que conta com 240 horas aulas, na cidade de Juazeiro do Norte.

Nesse sentido, o 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) sediou a iniciativa. A princípio, a aluna do JBV Mariana apresentou as turmas ao comandante do 5º BBM, o tenente-coronel Agnaldo Alexandre Viana, que autorizou o início da solenidade. Assim como, a comenda de “aluno destaque” foi entregue aos alunos primeiros colocados de cada turma.

Corpo de Bombeiros realiza formatura do JBV em Juazeiro do Norte

De acordo com o tenente-coronel Agnaldo Alexandre Viana, que parabenizou os formandos e agradeceu a presença de todos, em especial dos pais e familiares dos formandos, “os jovens que concluem o JBV saem melhores do que entram, pois além dos conhecimentos das atividades de bombeiro, também recebem capacitação de noções de cidadania e temas transversais”, enfatizou o comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ºBBM).

Por fim, no encerramento, após o comando, fora de forma, os novos brigadistas bradaram o lema do JBV, “Força, Hora e Coragem”, ocorrendo na sequência o tradicional banho de batismo. Como também, a formatura foi prestigiada com a presença dos pais, familiares e amigos dos formandos.

Sobre o curso

O JBV (Jovem Brigada de Valor) é um dos projetos sociais do CBMCE no Estado, com vários núcleos. No curso, os alunos de 14 a 17 anos aprendem boa parte das atividades bombeirísticas: noções de combate à incêndio, atendimento pré-hospitalar, cidadania, ordem unida, salvamento aquático e salvamento em altura.

Os objetivos do curso são contribuir na formação dos jovens, utilizando dos valores sociais e éticos, por meio da capacitação sobre prevenção e cuidado aos acidentes e temas transversais.

Histórico

O JBV iniciou sua atividade em 2002, no comando do coronel Duarte Frota. O primeiro núcleo do JBV foi implantado no quartel do José Walter. No entanto, nesta época o projeto foi denominado de Jovem Bombeiro Voluntário (JBV), mas na reformulação do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) passou a ser denominado de Jovem Brigadista de Valor.

Em suma, atualmente atendemos 4.839 brigadistas em 132 núcleos, sendo 41 em fortaleza, 25 na região metropolitana de fortaleza e 66 no interior do Estado do Ceará.

Em síntese, os brigadistas participam de um curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, cujo conteúdo programático prevê noções de atendimento pré-hospitalar, noções de salvamento (aquático/alturas), noções de combate a incêndio, ordem unida, noções de defesa civil, ética e cidadania, além de atividades sociais, educativas e temas transversais, como educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e saúde.