15 de junho de 2022 - 10:27 # # #

Ascom CBMCE | CTDH: Um pouco mais sobre o Projeto Judô, resgatando vidas!

CTDH: Um pouco mais sobre o Projeto Judô, resgatando vidas!

O Projeto de Judô, Resgatando Vidas!

O Projeto de Judô Resgatando Vidas foi criado em fevereiro de 2011, nas instalações do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), sito à Rua Aristóbulo Quevedo nº 3208 Bairro Maraponga – Fortaleza. Com uma parceria firmada com a Associação Bushikan Dojô a qual traz a legalidade competitiva e de graduação por ocasião de troca de faixas, vem realizando ao longo dos anos um trabalho de inclusão social para crianças e jovens dos bairros Maraponga, Vila Manuel Sátiro, Mondubim, Jardim Cearense, entre outros da circunvizinhança da sede do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

Com o intuito de repassar os conhecimentos e ensinamentos da arte secular que é o JUDÔ, alguns Bombeiros militares e amantes do judô no desejo de repassar uma das maiores lições do esporte que já está em seu próprio nome. O “Caminho Suave” transcende a prática esportiva e se torna lema de vida. É essa característica de integração física e social que fez com que o Comitê Olímpico Internacional declarasse o esporte como o mais completo, porque promove valores de amizade, participação, respeito mútuo e esforço para melhorar cada vez mais em todos os sentidos.

Como também, este projeto social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) é vinculado ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH). Atualmente, estamos atendendo cerca de 150 crianças e jovens em 3 horários: Manhã, tarde e noite as segundas, quartas e sextas-feiras.

A UNESCO

A UNESCO, braço das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, também destaca o judô como um esporte que possibilita o relacionamento saudável com outras pessoas, utilizando o jogo e a luta como um integrador dinâmico. Além disso, diz o estudo da UNESCO, o judô é o melhor esporte como formação inicial para as crianças e jovens de quatro a vinte e um anos, já que promove uma educação física integral. O esporte permite através do conhecimento e prática regular dele, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestria, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras.

Entre as práticas esportivas, o judô tem se mostrado bastante eficiente, uma vez que extrapola os limites físicos ao incorporar toda uma filosofia de vida ao treinamento. Deve-se considerar o judô como uma arte, e como todas as artes, ele tem uma filosofia e uma cultura que fascinam o seu praticante, pois vem de uma cultura oriental, na qual princípios como respeito, disciplina e dedicação são bem acentuados na formação de seus alunos, professores e mestres.  Isto torna a modalidade capaz de proporcionar um novo campo de descobertas aos que estão envolvidos em sua prática, colocando-os num caminho de dedicação e aprofundando-se no estudo das técnicas e princípios do judô, onde a disciplina é essencial para uma melhor assimilação dos recursos a serem trabalhados, tornando melhor o desenvolvimento dos alunos, e todas as suas potencialidades.

O Processo de Aprendizagem

O processo de aprendizagem de habilidades motoras ocorre ao longo de toda a vida, sendo que o desenvolvimento do indivíduo se deve muito às experiências vivenciadas em sua infância. Somente com a prática do judô consciente, ou seja, usado como ferramenta a se somar às outras práticas que a criança descobre simultaneamente, poderemos compreender o seu aprendizado com uma evolução conjunta em relação ao esporte, vida escolar, relações familiares e com os colegas e amigos.

O professor pode aplicar vários métodos de iniciação, o que não pode acontecer é deixar de contemplar fatores como ludicidade, desenvolvimento dos aspectos motores e o ensino de técnicas de fácil assimilação por parte dos alunos, para que não corra o risco de uma iniciação precoce e desordenada. A ludicidade é uma ferramenta de fundamental importância na aplicação dos exercícios de iniciação, pois favorece a socialização entre os participantes e dá ao professor um leque de opções a serem desenvolvidas. De uma forma prazerosa a criança vai adquirindo valores que serão de suma importância na pré-adolescência, adolescência e por consequência na vida adulta. Além disso, a ludicidade é uma ferramenta importante para desmistificar a imagem de que os esportes de lutas favorecem a violência, o que não é verdade. Muito pelo contrário, os esportes de luta incentivam o respeito ao próximo, o companheirismo e disciplina.

A Capacitação dos Professores

A capacitação dos professores se dá por meio da parceria com a associação de judô bushikan dojô, a qual tem como presidente a senhora Ana Cleide Silva Alves, faixa preta 5º Dan e árbitra aspirante a FIJ (Federação Internacional de Judô), sendo realizada em treinamentos mensais com noções de arbitragem, trabalho técnico e planejamento das atividades competitivas do projeto, de acordo com o calendário de competições da federação cearense de judô. Essa capacitação visa aprimorar as técnicas e o nível de treinamento.

O projeto funciona no BSU, unidade responsável no âmbito do CBMCE pelo RESGATE / APH.  Assim, devido à importância do conhecimento em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) ou primeiros socorros que é o termo mais conhecido do público e como estamos trabalhando com crianças, jovens e adultos que participam do projeto assim como seus familiares que os acompanham rotineiramente aos treinamentos, temos em nossa rotina de treinamentos momentos de esclarecimentos sobre o primeiro atendimento as possíveis lesões decorrentes da prática do RANDORI (simulação de luta competitiva) como também palestras e treinamentos TEORICOS X PRÁTICOS com os alunos e seus familiares nos temas bombeirísticos tais como APH, prevenção de acidentes dentre outros.