9 de junho de 2022 - 20:13 # #

Ascom CBMCE | Bombeiros Militares participaram de uma Palestra sobre Prevenção a Tentativa de Suicídio

6ª Companhia do 1º Batalhão participaram de Palestra sobre Prevenção a Tentativa de Suicídio

Bombeiros Militares participaram de uma Palestra sobre Prevenção a Tentativa de Suicídio. Na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

A princípio, os Bombeiros Militares da 6ª Companhia do 1º Batalhão (6ªCia/1ºBBM), localizada no Aeroporto Internacional de Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5), participaram nesta quinta-feira, 09 de junho, de um expediente geral na Unidade Militar, seguido de uma palestra sobre prevenção ao suicídio.

O Expediente Geral teve como objetivo normatizar procedimentos, estabelecer condutas e promover a difusão de informações de forma coletiva para todo o efetivo.

Na sequência, todo o efetivo da Companhia teve a honra de assistir a uma palestra ministrada pelo Tenente-coronel BM Edir, Mestre em Saúde Pública, sobre prevenção a tentativa de suicídio.

O tenente-coronel Edir Paixão, além de idealizador do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS), é instrutor e Coordenador desse curso que se tornou uma referência nacional e já teve a sua 23º edição.

A palestra

Durante a palestra foram repassados conhecimentos sobre os conceitos básicos, as diversas variáveis que envolvem o pensamento suicida e tipos de suicidas. Foi explicado também como o profissional de segurança deve abordar uma pessoa que pretende atentar contra a própria vida, além da importância do cuidado que o próprio profissional de segurança deve ter com a sua saúde mental.

Para o tenente-coronel Edir os profissionais de segurança pública são um grupo vulnerável para o adoecimento mental. E que nós precisamos compreender que esses mesmos profissionais de segurança lidam com situações limites, críticas em ocorrências de urgência e emergência e tudo isso pode levá-los a traumas e transtornos de estresse pós traumático e depressão. Portanto esses profissionais precisam de cuidados, pois eles são cuidadores/pacificadores sociais.

Finalizando a palestra o Tenente-coronel Edir deixou a seguinte pergunta: “Quem cuida dos cuidadores?” Precisamos sensibilizar e levantar a bandeira do cuidado e do auto cuidado entre os profissionais de segurança pública.