5 de junho de 2022 - 09:41 # #

Ascom CBMCE | Bombeiros militares do Ceará retornam para casa, após missão em Pernambuco

Bombeiros militares do Ceará retornam para casa, após missão em Pernambuco

Uma equipe atuou na força-tarefa com cães para encontrar os corpos das vítimas soterradas pelas chuvas na grande Recife/PE

A ida

Bombeiros militares do Ceará retornam para casa, após missão em Pernambuco.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) se deslocou, na manhã dessa terça-feira (31), à cidade de Recife, em Pernambuco, para auxiliar os trabalhos de resgates de vítimas em áreas afetadas pelas chuvas. A guarnição enviada conta com o auxílio de cães farejadores, além de viaturas para serem utilizadas em locais de difícil acesso e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Na ofensiva, atuaram os cães farejadores Tupã, da raça boiadeiro australiano, e os labradores Nala e Flash, além do cão Duck, um border collie. Os animais foram utilizados durante as chuvas em Teresópolis, no Rio de Janeiro; nos resgates do Edifício Andrea, em Fortaleza, e em Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão.

Em suas redes sociais, a governadora do Ceará, Izolda Cela, desejou boa sorte às equipes. “Desejo boa sorte à nossa equipe do Corpo de Bombeiros que viajou hoje para auxiliar nas buscas das vítimas das cheias em Pernambuco”. A chefe do Executivo do Ceará também falou sobre o efetivo que será utilizado nas ações.

“Também estão sendo enviados quatro cães farejadores, que já atuaram em apoio em Brumadinho (MG) e em Teresópolis (RJ), duas viaturas e equipamentos de alta tecnologia. Nossa equipe ficará o tempo que for necessário ajudando no resgate”, concluiu ela.

O regresso

A princípio, com os trabalhos encerrados na última sexta-feira, (03), após a localização do corpo da última vítima, uma mulher de 43 anos, na região de Camaragibe, os bombeiros iniciaram o retorno a Fortaleza. A equipe de bombeiros militares cearenses que ajudavam nas buscas às vítimas dos soterramentos provocados pelas fortes chuvas na grande Recife – PE, retornaram para casa neste sábado (4).

A missão em Pernambuco tinha o mesmo foco que aquela executada no início do ano, em Petrópolis – RJ, ou seja, com apoio dos cães, localizar as vítimas soterradas pelos escombros. As chuvas caem fortemente, diariamente, na grande Recife, e, na área das buscas, onde 128 pessoas morreram e centenas estão desabrigadas.

Depoimentos

“Salvar vidas é nosso trabalho, nossa missão. Ter a oportunidade de fazer isso também em outro estado, como agora com nossos irmãos nordestinos, é extremamente gratificante. Nosso treinamento diário, é se preparando para situações como essa, desastres que o cão é fundamental para salvar as vidas naquela condição. A gente torce para que o desastre não aconteça, mas se acontecer estaremos prontos, seja no Ceará, em outro estado ou até em outro país. O CBMCE, através do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) sempre estará a postos e à disposição para cumprir nossa missão, salvar.”, declarou o capitão Eliomar Cordeiro Alves, comandante da operação.

Enquanto, que o coronel comandante-geral Ronaldo Roque de Araújo,” hoje é um dia muito especial para a corporação, pois estamos recebendo de retorno a força tarefa que encaminhamos para colaborar com os nossos irmãos pernambucanos,  que estão passando por dificuldades por conta de desastres naturais ocorridos por conta das fortes chuvas que eles foram acometidos. Essa ação que foi de imediato idealizada pela governadores Izolda Cela e contou com a coordenação do secretário Sandro Caron, demonstra toda a solidariedade do povo cearense”.

“Em especial parabenizo esses bombeiros militares com seus respectivos cães, que naturalmente chamamos de heróis de quatro patas, pelo excelente trabalho desenvolvido, onde demonstraram a competência do CBMCE, realizando nossas missões constitucionais com vontade e com garra, mas acima de tudo superaram expectativas, pois colaboraram de forma sine qua non para o sucesso da missão. Parabéns aos senhores que participaram desta missão. Parabéns aos integrantes que coordenaram e contribuíram para o sucesso desta missão!”, concluiu o coronel comandante-geral Ronaldo Roque de Araújo.

Na chegada, os bombeiros militares foram recepcionados pelo comandante-geral adjunto, Zélio Menezes, que deu as boas vindas e o agradecimento pelo desempenho e sucesso na missão, em nome do CBMCE.

Bombeiros militares do Ceará retornam para casa, após missão em Pernambuco

Comandante da operação, capitão Eliomar Cordeiro Alves, 2º tenente José Maria da Silva, subtenente Marcelo Acelino Lima, 3º sargento Ítalo Diego Alam Mendonça, 3º sargento Romenig Chaves da Silva, soldado Antônio Maílson Medeiros de Souza e soldado Jucelino Pereira de Araújo.

Os cães farejadores Tupã, da raça boiadeiro australiano, e os labradores Nala e Flash, além do cão Duck, um border collie. Nossos cães são certificados em busca de restos mortais, onde foram muito úteis, nesse momento tão difícil e foi o nosso diferencial nas buscas .