Assembleia Legislativa do Ceará realiza homenagem pelos 33 anos do GSU/NREPH/BSU

31 de maio de 2022 - 19:38 #

Ascom CBMCE | Assembleia Legislativa do Ceará realiza homenagem pelos 33 anos do Grupo de Socorro de Urgência

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta terça-feira (31/05), às 15 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para homenagear os 33 anos de fundação do Grupamento de Socorro de Urgência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

O evento atende solicitação do deputado Manoel Duca (Republicanos), que destacou que o grupo é uma referência no atendimento pré-hospitalar, área que exige alto conhecimento técnico e constante capacitação.

O Grupo de Socorro de Urgência, comenta o parlamentar, “atende ocorrências como trauma por queda, acidentes de trânsito, mal súbito, queimaduras, intoxicação, afogamentos entre outras”.

Entre os homenageados estão o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; o superintendente do Detran-CE, Maximiliano César Pedrosa; o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Marcos Antônio Gadelha Maia; o diretor-geral do Samu Ceará, Khalil Feitosa, e o diretor do Samu Fortaleza, Frederico Carlos de Souza Arnold.

GSU/NREPH/BSU: Sua história e evolução

O Grupamento de Socorro de Urgência (GSU)

O outrora Grupamento de Socorro de Urgência (GSU) foi criado em 31 de maio de 1.989 e funciona até os dias atuais no âmbito operacional, preventivo e formativo no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

A competência operacional do GSU é da área de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e corrobora com a competência do Corpo de Bombeiros do Ceará, que é proteger pessoas e patrimônios, em situações de risco, infortúnio ou de calamidade.

Ao longo de sua evolução sofreu mais duas alterações nominais, mas sempre mantendo sua competência precípua no Atendimento Pré-Hospitalar.

O Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar (NREPH)

O CBMCE resolveu disciplinar suas ações através da Lei 13.438, de 07 de janeiro de 2004, principalmente ao modificar o nome de Grupamento de Socorro de Urgência (GSU), para Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar – NREPH, o que não alterou em nada as atribuições legais no que tange o serviço operacional de atendimento pré-hospitalar realizado por suas equipes de resgate..

O Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)

A princípio, a luz Artigo 1º do Decreto Estadual 32.978 de 19 de fevereiro de 2019, o que mais uma vez, não alterou o serviço de resgate, no que preveem as normas já citadas em todo contexto.

O outrora NREPH passou a nominar Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) e segue com esta nova nomenclatura até os dias atuais.

Em 31 de maio de 2022, o Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE completa 33 anos de bons serviços prestados a sociedade alencarina, com muitas alegrias e sucessos operacionais e sempre presente desde as ocorrências de menor porte e menor grau de complexidade as de maior vulto e clamor social.