22 de maio de 2022 - 20:25 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros salva 20 banhistas de afogamentos em praias do Ceará

Guarda-vidas salvam 20 banhistas de afogamentos em praias do Ceará

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam 20 banhistas de afogamentos, realizam 1.928 prevenções, encontram 1 criança, realizam 2 atendimentos pré-hospitalar e resgatam uma embarcação e sua velejadora que se encontravam à deriva

Em Fortaleza

Guarda-vidas salvam 20 banhistas de afogamentos em praias do Ceará. 20 resgates ocorreram na Praia do Futuro em Fortaleza. Assim como 5 destes resgates foram de turistas, sendo 2 banhistas de São Paulo e 3 banhistas de Florianópolis. Os demais, são naturais do Ceará. A maioria dos resgates ocorreram no domingo (22), ou seja, 15 resgates, enquanto que no sábado (21), ocorreram 5. Como também foram registrados 2 atendimentos pré-hospitalar, sendo uma queda de pressão arterial e a outra uma laceração no membro superior ( mão). Em ambos os casos, os socorristas da ambulância de resgate atendeu as vítimas.

O balanço dos resgates e prevenções compreende o período da sexta-feira (20), sábado (21) e o domingo (22). Como resultado, a 1ª Companhia de Salvamento Marítimo realizou 730 prevenções aquáticas, ao longo do final de semana.

Em conclusão, a maioria dos resgates ocorreram no Caça e Pesca, no encontro do Rio Cocó com o Mar. Por volta das 15h05, da tarde deste domingo (22), se realizou um resgate sêxtuplo, onde foram resgatadas 2 adolescentes de 13 anos de idade e 4 adultos com idades de: 22, 34, 37 e 59 de idade. Além dos guarda-vidas, também foi utilizada uma moto aquática.

Em Caucaia

Com a finalidade de preservação da vida e evitar acidentes no meio aquático, a 2ª Companhia de Salvamento Marítimo realizou 717 prevenções aquáticas, ao longo do final de semana. Como também, realizou o resgate de uma velejadora à deriva e seus equipamentos.

Em Aracati

Em resumo, os guarda-vidas da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/4ºBBM), com sede em Aracati, realizaram 89 prevenções e encontraram uma criança perdida, de 9 anos de idade, natural de Juazeiro do Norte, nas proximidades da Barraca de Praia Bom Motivo. A criança foi entregue aos responsáveis, ilesa.

Em Jericoacoara

Em síntese, os guarda-vidas do Posto Avançado de Jericoacoara realizaram 392 prevenções.

Balanço do fim de semana

As equipes de guarda-vidas realizaram, durante todo o fim de semana, 1.928 prevenções no litoral cearense. A prevenção é uma intervenção importante e pode evitar cerca de 85% dos casos de afogamento. Os guarda-vidas atuaram em Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jericoacoara, nas Áreas Integradas de Segurança  8 e 10 (AIS 8 e 10) de Fortaleza. Como também nas Áreas Integradas de Segurança 11, 17 e 18 (AIS 11, 17 e 18) do Estado.

“O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou para essas ações 48 guarda-vidas em 19 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e cinco motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, informou o capitão Igor Cabral, oficial de praia deste final de semana na Praia do Futuro.