16 de maio de 2022 - 18:12 # # # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros participa de prevenção no Maio Amarelo

Corpo de Bombeiros realiza prevenção no Maio Amarelo

2ª Companhia do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) participa de prevenção no Maio Amarelo

Corpo de Bombeiros realiza prevenção no Maio Amarelo. No Bairro: Maraponga, na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9).

A 2ª Companhia do Batalhão de Socorro de Urgência participou, nesta Segunda-Feira (16), de mais uma ação de promoção de saúde através do setor biopsicossocial.

A princípio, como parte das ações do Movimento Maio Amarelo, que acontece anualmente e trabalha a conscientização de condutores e pedestres no trânsito.

Parceria

A iniciativa é uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Serviço Social do Trânsito (SEST) com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAST).

Foram ofertados, vários serviços como Consultas, verificação da pressão arterial, verificação da glicemia capilar aleatória, exames e indicações fisioterapêuticas de exercícios para aumentar e melhorar a capacidade respiratória, exercícios para aumentar e melhorar a capacidade funcional na execução das atividades da vida diária, além de orientações posturais e motoras.

A mensagem “Juntos Salvamos Vidas”

A mensagem que o Maio Amarelo 2022 quer passar é “Juntos Salvamos Vidas” já que, no trânsito, tudo o que fizermos pode salvar ou colocar uma vida em risco. A campanha propõe uma reflexão e uma mudança de comportamento em busca de uma vida melhor, mais justa e mais segura para todos.

A iniciativa busca destacar que, independentemente da profissão, juntos, todos podem salvar vidas no trânsito, diante da consciência de se fazer o certo, seguir a legislação e ser prudente seja guiando um automóvel, seja como pedestre.

Dados importantes

Um relatório feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária mostra a importância de reforçar as ações do Maio Amarelo. Os dados revelam o aumento do número de mortes no trânsito, em 2020, em 17 estados brasileiros. Segundo o DataSUS (Ministério da Saúde), em 2020, 32.716 pessoas perderam a vida em ocorrências de trânsito. Já em 2019, esse número foi de 31.945 óbitos. Para efeito de comparação, a maior parcela das mortes ainda ocorre para ocupantes de motocicletas (36,7%) e de automóveis (21,4%), que, somados, são quase 60% do total.

Rede de apoio

O Maio Amarelo é um movimento mundial que teve início em 2011, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.

Para que o tema da ação seja colocado em prática e se torne uma realidade, a participação de toda a sociedade é fundamental. Por isso, as peças da campanha estão disponíveis gratuitamente para empresas e instituições que queiram aderir ao movimento.