Corpo de Bombeiros apagam incêndio e resgatam vítima de residência em chamas

15 de maio de 2022 - 11:53 # # #

Ascom CBMCE | Corpo ce Bombeiros apagam incêndio e resgatam vítima de residência em chamas

Corpo ce Bombeiros apagam incêndio e resgatam vítima de residência em chamas na Itaitinga

Bombeiros Militares da Messejana e Batalhão de Socorro de Urgência apagam incêndio e resgatam vítima de residência em chamas na Itaitinga

Corpo de Bombeiros apagam incêndio e resgatam vítima de residência em chamas. A princípio, o sinistro ocorreu na Rua Dona Florença, localidade de Gererau, em Itaitinga. Na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

De acordo com o 1º tenente Antônio Moacir Parente, “um senhor de 43 anos de idade, entrou em surto e incendiou a residência, vindo a ser atingido pelas chamas”, relatou o comandante do socorro.

O reconhecimento e combate

Inicialmente, após reconhecimento foi estabelecido combate ofensivo por meio de uma linha direta de ataque. A vítima encontrava-se ainda no ambiente em chamas e ameaçou a guarnição com um facão. A guarnição atuou concomitante ao combate a contenção da vítima e seus cuidados por meio de abordagens através do diálogo seguida de intervenção.

Assim como, o combate ao incêndio e rescaldo consumiu cerca de 1 mil litros de água da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento ABTS 05 (ABTS 05).

Os danos foram um botijão de gás de cozinha, um fogão, um aparelho de micro-ondas, um ventilador, uma cama de solteiro, telhado por completo da sala e da cozinha e fiação elétrica.

Durante as ações de resgate e combate ao incêndio, as guarnições contaram com o apoio e acompanhamento da população e do filho da vítima.

Os bombeiros da militares da 3ªCia/1ºBBM: 1º tenente Parente, subtenente Kildare ,sargento Raulino, soldado França e soldado Fernando Alyson.

A vítima

Um senhor de 43 anos de idade, apresentou nível de consciência moderada, queimaduras de 2°grau em MMSS (Membros superiores) e MMII (Membros inferiores), e costas. Vítima com agitação psicomotora.

Conforme regra dos 9 (WALLACE) para pacientes queimados, foi estimada uma área Superfície Corporal Queimada (SCQ) de 48. O que classifica a vítima com queimaduras graves e um grande queimado.

Procedimentos realizados: limpeza, contenção e controle de hipotermia.

A vitima foi atendida, estabilizada e conduzida para um hospital de traumas especializado em tratamento de queimaduras, em Fortaleza, sendo acompanhada por seu filho.

Em suma: Alfa 01 (Resgate 38), socorristas: Soldado e Marckison e soldado Almeida. Do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).

A CIOPS

Em síntese, o acionamento dos bombeiros militares ocorreu por volta das 6h50, da manhã deste domingo (15), pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A guarnição de combate a incêndio que atuou na ocorrência foi da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/1ºBBM).