Comando dos Bombeiros outorga o Certificado Superando Expectativas

2 de maio de 2022 - 18:43 #

Texto: Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Comando dos Bombeiros outorga o Certificado Superando Expectativas

Comando dos Bombeiros outorga o Certificado Superando Expectativas

Comando dos Bombeiros outorga o Certificado Superando Expectativas. Na manhã desta sexta-feira (29), no salão nobre do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), ou seja, no Casarão Vermelho, foi realizada a solenidade de outorga do Certificado Superando Expectativas.

Além do Comandante-Geral Adjunto, Zélio Menezes, também prestigiou a solenidade, o Comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI). o tenente coronel Wagner Maia.

O Certificado Superando Expectativas

O Certificado Superando Expectativas foi idealizado pelo Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque de Araújo, no inicio de seu comando, em 2021. Com o intuito de homenagear os Bombeiros Militares que se destacaram nas mais diversas atividades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Comando dos Bombeiros outorga o Certificado Superando Expectativas

De acordo com o Comandante-Geral Adjunto, Zélio Menezes, “o Bombeiro Militar tem como lema: Vidas alheias e riquezas salvar, e todos estão dia a dia, cumprindo as mais distintas missões por todo o Estado do Ceará, contudo, alguns bombeiros fazem além do seu dever, se dedicam de uma forma diferenciada e se destacam em suas operações de resgate, salvamento, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e ações sociais. Esses bombeiros superam expectativas, realizando suas missões com garra, mas também com empatia e solidariedade”, comentou.

Soldado Paulo Júnior

Por volta da 20h20 desta quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022, uma criança com as vias aéreas obstruídas foi conduzida ao Quartel da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, em Itapipoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). A criança de 10 (dez) meses foi conduzida ao Quartel da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM) pela mãe e duas tias em um veículo particular. A mãe informou ao SD Paulo Júnior, que se encontrava de serviço de permanente da Guarda, que a criança havia se engasgado.

Colocando a criança em decúbito ventral, sobre o seu ante braço estendido na diagonal para baixo, o soldado Paulo Júnior aplicou 05 tapotagens, fazendo a criança expelir o corpo estranho que estava obstruindo suas vias aéreas. A criança não necessitou ser conduzida ao Hospital e pouco tempo depois do procedimento realizado esta em sua residência, se alimentando normalmente.

Leia um pouco mais e veja as dicas de prevenção.

Comando dos Bombeiros outorga o Certificado Superando Expectativas

1º tenente André Luiz

No final da tarde da quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022, uma criança de 1 ano e 2 meses se engasgou com mingau. O tenente aguardava a saída de seu filho do colégio, quando percebeu que um pai saiu na rua pedindo ajuda, pois seu filho se encontrava cianótica, ou seja, ficando roxinha. Imediatamente iniciou a manobra de Heimlich. Após a criança retornar, pegou a criança e conduziu ao hospital. A criança ficou internada por 3 dias. Após o incidente e a alta, o tenente realizou uma visita de cortesia e homenageou a criança com um brinquedo característico da nossa profissão, ou seja, um caminhão de bombeiro.

Veja um pouco mais e aprenda as dicas de prevenção.

Operação Petrópolis

Inicialmente, no final da tarde do dia 15 de fevereiro de 2022, ocorreu a segunda maior tempestade da História de Petrópolis, provocando 775 deslizamentos de terra em toda a Cidade, além de diversas ruas alagadas, em seis horas foram 260 mm de chuva, ultrapassando a estimativa para o mês inteiro, que era de 232 mm.

Em solidariedade as vítimas e somar esforços os companheiros do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, no dia 19 de fevereiro, 6 bombeiros militares e 3 cães do Ceará foram para Petrópolis trabalhar no resgate as vítimas da tragédia. Dos bombeiros enviados para a missão, 3 são especialistas em busca e resgate com cães e 3 especialistas em busca e resgate em estruturas colapsadas.

Em síntese, os bombeiros militares do Ceará trabalharam por 5 dias no local e atuou na localização e recuperação de mais de 16 vítimas e animais de estimação.

Em agradecimento aos bombeiros militares do Ceará que trabalharam na operação Petrópolis, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Bomfim de Castro e Silva e o Secretário de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ), Coronel Leandro Sampaio Monteiro, concederam a outorga da Medalha Mérito Avante Bombeiro aos nossos guerreiros.

CAPITÃO ELIOMAR CORDEIRO ALVES E CADELA NALA; CAPITÃ ANA CAROLINA CAMPOS OLINDA; 2º TENENTE JOSÉ MARIA DA SILVA E CÃO TUPÃ; SUBTENENTE MÁRIO SÉRGIO BARROSO MOTA BARROS; SOLDADO VANDERSON TAVARES DA ROCHA e SOLDADO DYEGO SOARES GOMES E CADELA ANNE

Comando dos Bombeiros outorga o Certificado Superando Expectativas

A solenidade foi transmitida via on-line, onde os demais homenageados, principalmente do interior, puderam prestigiar.

Resgate de criança de 3 anos de uma cacimba

Na tarde do domingo, 13 de março de 2022, a guarnição de busca e salvamento 1 foi acionada para uma ocorrência de resgate de uma criança de 2 anos de idade que havia caído em uma cacimba de cerca de 15 metros de profundidade, dentro de uma residência.

O resgate foi complexo devido as dimensões do acesso do poço, porém a guarnição conseguiu superar os desafios físicos e conseguiu resgatar a criança ainda com vida. Após o resgate a criança foi encaminhada  para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Autran Nunes, mas infelizmente, a criança não resistiu, vindo a óbito poucos minutos depois que deu entrada na unidade hospitalar.

1º TEN RENATA MICHELLI GOMES STUANI; 1ª TEN JOSÉ LUCIANO FERREIRA SILVA; ST CLAUDINO SILVA DOS SANTOS; ST FRANCISCO DAS CHAGAS PINHEIRO DA COSTA; SD DEYVISON DOS SANTOS FERREIRA.

Resgate de vítimas em cacimba em Juazeiro do Norte

Corpo de Bombeiros resgata vítimas de cacimba em Juazeiro do Norte. Os bombeiros militares de Juazeiro do Norte (1ªCia/5ºBBM) e do Crato (2ªCia/5ºBBM) atuaram no resgate de duas senhoras que haviam caído em uma cacimba, na Rua Pinto Madeira, no bairro Santa Tereza, em Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

Os bombeiros militares foram acionados por volta das 14 horas da tarde da quinta-feira, 24 de março de 2022. O resgate da primeira vítima ocorreu por volta das 17 horas da tarde deste mesmo dia e a senhora com vida, de 38 anos de idade, foi encaminhada para uma unidade de trauma para avaliação clínica. Contudo, o segundo resgate somente foi concluído por volta das 14h20 da tarde deste domingo, 27 de março de 2022. Infelizmente, a segunda vítima, de 48 anos de idade, foi resgatada em estado de óbito.

Leia um pouco mais sobre a operação de resgate.

Pelo Batalhão de Busca e Salvamento

TC DANIEL OLIVEIRA LANDIM; CAPITÃO IGOR OLIVEIRA CABRAL; ST JOSÉ ELIONILTON GONÇALVES GOMES; ST DANIEL DOS SANTOS BEZERRA; ST MÁRIO SÉRGIO BARROSO MOTA BARROS; SD JEFFERSON CASTRO FAUSTINO e SD EDUARDO CARNEIRO RAMOS.

Pelo 5º Batalhão de Bombeiros Militar – 1ª Companhia – Quartel de Juazeiro do Norte

TC AGNALDO; MAJOR ARTUR; TEN JOSIMAR; ST NORONHA; ST OLIVEIRA; ST TÁVORA; ST PEIXOTO; SD MATIAS; SD BELTRÃO; SD RICARTE; SD EDNARDO; SD HEVERTON DANIEL; SD FRANCIVAN; SD CÍCERO TAVARES; SD LEAL; SD STANLEY; SD HELTON NOBRE e SD VIEIRA.

Pelo 5º Batalhão de Bombeiros Militar – 1ª Companhia – Quartel de Crato

TC NOBERTO; ST LIRA; ST PATHELY; ST PAULINO; ST REGINALDO; SGT JUSCELINO; SD ROCHA; SD PARDAILLAN; SD SARA; SD GUILHERME; SD JOÃO PAULO; SD EDUARDO; SD TAILAN; SD DEMONTIER e SD CLAIRTON.

Vidas alheias e riquezas salvar!